Marco Antonio Carbonari é um empresário no ramo de vinhos, atuando na área há mais de 10 anos. Possui uma renomada vinícola no interior de São Paulo, a Villa Santa Maria e este é um empreendimento ao qual o empresário detém muito carinho, pois começou com formas de reunir a família. Anos mais tarde, a Villa Santa Maria tornou-se uma das maiores da região de Campos do Jordão. O empresário Marco Antônio Carbonari, reunido no largo conhecimento sobre empreendedorismo, técnicas de venda e afins, a convite de nossa redação, fala sobre como vender mais em seu negócio.
Você possui um negócio que vai mal? As vendas caíram e você já fez de tudo para reverter essa situação? Leia o artigo que conta com a expertise de Marco Antonio Carbonari e saiba mais sobre técnicas de vendas, entenda como convencer o seu cliente a adquirir o produto, ou melhor, as vantagens que aquele produto tem a oferecer.
Essa é a primeira lição de Marco Antonio Carbonari: venda uma ideia, várias vantagens e benefícios, não o produto. É claro que no sentido literal, é necessário vender o produto em si, mas na hora da negociação com o cliente, é importante exibir todas as funcionalidades do produto e todas as vantagens para o consumidor.
Além disso, Marco Antonio Carbonari ressalta que há três segmentos principais que os humanos se agarram: economia de tempo, prolongamento de vida e beleza. Se o seu produto oferecer um desses critérios, as chances de fidelizar uma venda e exibir resultados favoráveis ao final do mês são grandes!
Entenda o perfil de seu cliente
Segundo o empresário Marco Antônio Carbonari, é necessário entender o perfil de seu cliente o quanto antes, pois, dessa maneira, é possível delimitar as características apresentadas por ele e oferecer o melhor atendimento, de acordo com suas necessidades. O empresário Marco Antônio Carbonari explica que há diversos tipos de clientes: o indeciso, o negociador, o objetivo, o analítico, por isso, é necessário saber a melhor forma de abordar, conversar e vender para esse cliente.
Treine sua equipe
Você, certamente, não consegue estar em todos os lugares em todo o tempo, não é mesmo? Por isso, é importante treinar a sua equipe para que todos consigam desempenhar de forma assertiva suas funções. Algumas dicas essenciais para as vendas são: ouvir com atenção o seu cliente, mostrar os benefícios do produto de maneira imparcial e verdadeira, educação e simpatia sempre e otimização de processos dentro da loja.
Otimização de processos
No ambiente online é fácil otimizar processos e diminuir os pontos de fricção, basta alinhar algoritmos e programas novas soluções, mas e quanto ao ambiente físico? o tradicional real que temos? O empresário Marco Antônio Carbonari dá uma dica simples de otimização de processos dentro de uma loja: o uso de tags de cores variadas para clientes que desejam receber atendimento e para clientes que não precisam, que já sabem o que querem e não querem ser “amolados”. Desse modo, de maneira simples é possível aprimorar processos dentro do negócio, pois os colaboradores terão mais tempo para desempenhar suas funções e irão de forma assertiva aos clientes que desejam sua ajuda.