Muito se discute sobre a problematização existente no uso de agrotóxicos, correto? Mas poucos sabem que a população pode ajudar nesse combate. O empresário Leonardo Walter menciona que o uso demasiado de agrotóxicos está vinculado com impactos sociais e ambientais e que a agricultura moderna tem como fito apenas a alta produtividades, não pensando em formas alternativas mais sustentáveis. Por isso, se deseja entender como você pode contribuir para esse impasse, siga a leitura do artigo e se inteire do assunto.
A agricultura sustentável surge no meio agrícola trazendo formas de cultivos que prezam por menor impacto socioambiental. Sendo assim, algumas dessas práticas, inclui cessar o uso de defensivos químicos, que além de estar relacionado com diversas doenças em humanos, tem como efeito uma grande contaminação dos solos. A empresa Nature BioTek surge no ramo, para propor produtos atóxicos, como os inseticidas naturais, mas você também pode reduzir esse uso, confira abaixo como:
Evite alimentos ultraprocessados
Caso você não saiba os alimentos ultraprocessados, são aqueles também industrializados, e por ventura apresentam um alto teor de agrotóxicos em sua composição, principalmente, de herbicidas. Como explica Leonardo Walter os ultraprocessados incluem as comidas congeladas, refrigerantes, macarrões instantâneos, sucos de caixinha e afins. Evitando esse tipo de alimento, você contribui para o incentivo ao uso dos agrotóxicos.
Compre produtos da estação
Por que produtos da estação? Pois eles apresentam menor índice de agrotóxicos quando são colhidos na época adequada, isso porque, os defensivos químicos possuem como finalidade o combate a praga e doenças na plantação, e quando esse cultivo é feito adequadamente, seu uso em demasia não é necessário. Assim, como pensa o fundador e CEO da Nature BioTek, opte por selecionar frutas, legumes e verduras da época no momento da compra.
Não desperdice alimentos
Qual seria a relação do desperdício com a diminuição no uso de agrotóxicos? Deve ser do seu conhecimento que os defensivos químicos são usados para aumentar o desempenho na produtividade e suprir a alta demanda alimentícia no Brasil e no mundo. Por isso, reduzir o desperdício diário de alimentos, como entende Leonardo Walter, faz com que os produtos rendam mais e a demanda de urgência na produção diminua.
Dissemine informações sobre os males dos agrotóxicos
Outro fator muito importante é a questão da conscientização populacional. Muitos desconhecem os riscos socioambientais atrelados ao uso exagerado desses produtos e por isso, não tomam atitudes para minimizar esses impactos. Então, em prol da saúde coletiva e do bem-estar dos consumidores, adquira conhecimentos sobre os defensivos e repasse essa informação, para aumentar o panorama de mudanças.
Além da contribuição social, é importante que os agricultores, que as empresas do ramo sustentável, invistam em meios alternativos. Assim como a Nature BioTek que vem agregando na agricultura orgânica com o lançamento de inseticidas naturais que possuem o mesmo propósito dos sintéticos. A maior finalidade da empresa, como entende Leonardo Walter, é combater o uso indiscriminado de agrotóxicos e substituí-los por formas biodegradáveis que promovam uma maior segurança alimentar.