Prefeitura de Porto Alegre lança Centro+, programa de revitalização do Centro Histórico

A prefeitura de Porto Alegre lançou, nesta segunda-feira (9), o Centro+, proposta de revitalização do Centro Histórico da Capital Gaúcha. Trata-se de um dos sete programas de governo pactuados no Plano Plurianual 2022-2025. A iniciativa, desenvolvida e coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, pretende redesenhar a governança das ações.

O programa prevê atuação em questões como segurança pública, infraestrutura, fiscalização, desenvolvimento econômico, zeladoria, mobilidade e preservação do patrimônio histórico, além de intervenções para fomentar o turismo e a cultura local. Existem, no entanto, três ações consideradas emblemáticas pela prefeitura, em virtude da sua simbologia: a revitalização do Mercado Público, uma solução para o Esqueletão (Galeria XV de Novembro) e a substituição do Muro da Mauá – que contempla, também, articulação interinstitucional para a recuperação do Cais Mauá.

“Com o Centro+, nós estamos abrindo uma carta de oportunidades para revitalização do bairro. A maioria das cidades remodelou suas áreas centrais e Porto Alegre também está empenhada em revitalizar o coração da Capital”, disse o prefeito Sebastião Melo.

Esqueletão

Na tarde desta segunda, a 10ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre determinou que a Galeria XV de Novembro, conhecida como Esqueletão, seja interditada e desocupada no prazo de 30 dias. A decisão, do juiz Eugenio Couto Terra, atendeu pedido da Procuradoria-Geral do Município em ação ajuizada em 2003 pelo Município contra os proprietários do prédio. Em julho, a prefeitura já tinha firmado acordo de cooperação com a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) para a elaboração de um laudo técnico.

Ultimas notícias

Ideias para vender produtos artesanais

Empreender, para muitas pessoas, tornou-se uma forma de fazer uma renda extra. Desse modo, com o objetivo de auxiliar as pessoas que...

Melhores localidades em Tocantins para se conhecer

Frederico Gayer Machado de Araujo, grande empresário e nativo de Tocantins, comenta sobre os melhores lugares para se conhecer em seu...

Como manter um cabelo lindo e cacheado?

Para Leandra, a Diva do Brás, o cabelo cacheado está cada vez mais em alta, podendo até ser uma nova tendência nos...

Marco Antonio Carbonari dá dicas de harmonização com queijos

Receber amigos ou pessoas especiais em uma noite de vinhos para degustação e aperitivos é um dos programas...

Veja tambem