Confirmadas duas mortes devido a surto de coronavírus no Hospital Conceição, em Porto Alegre

Admitida oficialmente no dia 6 de agosto, a ocorrência de uma onda de casos de coronavírus no Hospital Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte de Porto Alegre, teve nesta segunda-feira (9) a confirmação de duas mortes associadas ao surto, que já totaliza 54 testes positivos (39 pacientes e 15 funcionários). Ambas as vítimas estavam internadas na instituição.

Em entrevista à imprensa, a coordenadora do Núcleo de Epidemiologia do GHC, Ivana Varella, detalhou que os dois falecidos foram infectados dentro do hospital, sofriam de comorbidades e tiveram óbito constatado nos dias 5 e 8 de julho, respectivamente. São eles:

– Uma mulher de 58 anos, residente em Porto Alegre e que já havia recebido a primeira das duas doses do imunizante de Oxford contra o coronavírus. Ela sofria de doença hepática;

– Um idoso de 78 anos, morador de Guaíba (Região Carbonífera) e que estava com o esquema vacinal completo da Coronavac (duas injeções). Ele estava no Hospital Conceição devido a problemas gastrointestinais.

Ainda de acordo com o GHC, os empregados que contraíram coronavírus apresentam boa condição de saúde e permanecem sob isolamento domiciliar, sendo monitorados à distância pelo hospital e pela Secretaria Municipal da Saúde.

Medidas restritivas

Desde a sexta-feira (6), data da confirmação do surto, o Gabinete de Gerenciamento de Crise do GHC determinou a suspensão das visitas ao local, por tempo indeterminado. O mesmo vale para cirurgias eletivas (exceto em oncologia) e novas internações.

Também foi interrompida a realização de exames ambulatoriais de endoscopia, tomografia e medicina nuclear, dentre outros. Além disso, o setor de Emergência está recebendo apenas casos graves, desde que o paciente tenha chegado em ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Muitos dos infectados já haviam recebido a imunização completa e não chegaram a apresentar sintomas da covid. Eles só souberam que estavam com o coronavírus após serem submetidos a teste do tipo PCR.

Existe a suspeita de que os contágios tenham sido causados pela variante Delta do coronavírus, também conhecida como “indiana” por ter surgido no país asiático. Também conhecida como “indiana”, essa cepa é mais transmissível  e tem se expandido em diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

Amostras de pacientes com teste positivo para Covid foram encaminhadas para sequenciamento genético, a fim confirmar a hipótese. O serviço é realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Hospital Vila Nova

Um surto da doença também atingiu o Hospital Vila Nova, na Zona Sul de Porto Alegre. Até a última sexta-feira, eram 29 pacientes e 14 funcionários com teste positivo. Os casos teriam sido detectados a partir de uma unidade com 60 leitos. Por meio de nota em seu site, a instituição se manifestou sobre o assunto, garantindo que o pior já passou:

“A Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN) informa que o surto de covid − na Unidade 1 – já está controlado e, até o momento, não foram identificados novos contágios. As medidas de controle adotadas estão em concordância com os mais recentes protocolos do Ministério da Saúde e com validação dos serviços de vigilância, sendo efetivas em conter a disseminação do vírus, sem propagação para outras áreas do hospital”.

Além disso, não confirmadas ocorrências da variante Delta nos casos de coronavírus do Vila Nova: “É importante destacar também que a Secretaria Municipal de Saúde foi imediatamente comunicada do surto logo após a sua constatação. O setor de Emergência e as unidades de internação do hospital estão aptas a continuar recebendo pacientes”.

(Marcello Campos)

 

Ultimas notícias

Ideias para vender produtos artesanais

Empreender, para muitas pessoas, tornou-se uma forma de fazer uma renda extra. Desse modo, com o objetivo de auxiliar as pessoas que...

Melhores localidades em Tocantins para se conhecer

Frederico Gayer Machado de Araujo, grande empresário e nativo de Tocantins, comenta sobre os melhores lugares para se conhecer em seu...

Como manter um cabelo lindo e cacheado?

Para Leandra, a Diva do Brás, o cabelo cacheado está cada vez mais em alta, podendo até ser uma nova tendência nos...

Marco Antonio Carbonari dá dicas de harmonização com queijos

Receber amigos ou pessoas especiais em uma noite de vinhos para degustação e aperitivos é um dos programas...

Veja tambem