Quase metade dos pais gostaria que as escolas mantivessem opção de aula on-line após pandemia, aponta levantamento

Levantamento foi realizado por entidade de varejo da Capital para identificar impactos do ensino remoto no consumo

Foto: Reprodução

Levantamento foi realizado por entidade de varejo da Capital para identificar impactos do ensino remoto no consumo. (Foto: Reprodução)

O SindilojasPOA (Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre) fez uma pesquisa sobre as mudanças no comportamento de consumo a partir do uso da educação remota para crianças durante a pandemia.

Para isso, foi entender aspectos do impacto do ensino pela internet na vida das famílias. Dos pais entrevistados, 98,1% informaram que os filhos continuaram estudando, mas de forma on-line.

Outro dado apontado pelo levantamento é que 77,5% dos pais acompanharam os estudos dos filhos na modalidade on-line. Desses: 75,9% acham que os filhos aprenderam menos; 17,7% acham que aprenderam da mesma forma do que presencialmente e 5,1% acham que os filhos aprenderam mais.

Além disso, o Núcleo de Pesquisas do SindilojasPOA mostrou ainda que 46,1% gostariam que a escola onde o filho estuda mantivesse a opção de aulas online para algumas disciplinas mesmo após a pandemia. Outro dado é que 82,5% não se sentem seguros com o retorno dos filhos às aulas presenciais agora.

Por ser uma pesquisa feita por entidade de varejo, a coordenadora Thais Del Pino enfatiza as mudanças de consumo provocadas pela situação. Aumentou a necessidade da compra de produtos que atendam à demanda. Além disso, cresceu a participação das crianças como influenciadoras da decisão de compra dentro dos lares.

A pesquisadora também chama a atenção para a busca por produtos mais lúdicos já que as crianças passam muito tempo na frente das telas: “Surge o interesse por jogos e atividades para serem realizados em grupo, aproximando pais e filhos. A compra de brinquedos educativos que auxiliem na alfabetização e no primeiro contato com números é tendência”, disse.

Voltar Todas de Educação

Ultimas notícias

Ideias para vender produtos artesanais

Empreender, para muitas pessoas, tornou-se uma forma de fazer uma renda extra. Desse modo, com o objetivo de auxiliar as pessoas que...

Melhores localidades em Tocantins para se conhecer

Frederico Gayer Machado de Araujo, grande empresário e nativo de Tocantins, comenta sobre os melhores lugares para se conhecer em seu...

Como manter um cabelo lindo e cacheado?

Para Leandra, a Diva do Brás, o cabelo cacheado está cada vez mais em alta, podendo até ser uma nova tendência nos...

Marco Antonio Carbonari dá dicas de harmonização com queijos

Receber amigos ou pessoas especiais em uma noite de vinhos para degustação e aperitivos é um dos programas...

Veja tambem