Prossegue neste domingo a vacinação contra o coronavírus para os porto-alegrenses a partir de 31 anos

A vacinação contra o coronavírus continua em Porto Alegre neste domingo (25) para o público geral a partir de 31 anos e demais segmentos já contemplados, exceto os adolescentes com comorbidades, gestantes e puérperas, que voltam a contar com o serviço na segunda-feira. A injeção só estará disponível das 9h às 13h, em unidade volante da prefeitura na Zona Norte.

O veículo permanecerá estacionado no campus Fapa da Uniritter. Endereço: avenida Manoel Elias nº 2.001, bairro Passo das Pedras. Podem se dirigir ao local indivíduos pertencentes aos seguintes grupos:

– Pessoas com comorbidade ou deficiência permanente na faixa a partir de 18 anos;
– Profissionais de saúde e de apoio à saúde;
– Funcionários das escolas públicas ou particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior;
– Gestantes, puérperas e lactantes;
– Cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente.

Para receber a primeira dose, exige-se a apresentação de documento de identidade com CPF e comprovante de residência na capital gaúcha. Já os profissionais de saúde ou educação precisam exibir documento que comprove o vínculo de trabalho na cidade, ao passo que os indivíduos com comorbidade ou deficiência permanente devem ter atestado (exceto para síndrome de Down).

Também continua disponível a segunda dose para todos os que estão com o esquema vacinal em atraso da Coronavac e também aos que receberam o imunizante de Oxford-Astrazeneca há pelo menos dez semanas. Nesse caso, é necessário levar identidade com CPF e cartão de registro do primeiro procedimento, fornecido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Permanece suspensa a aplicação de segunda injeção da Pfizer, pois no momento não existem pessoas com prazo compatível para completar o ciclo vacinal desse imunizante. Conforme determinação do Ministério da Saúde, desde 14 de junho o intervalo entre a primeira e segunda dose desse fármaco é de dez semanas, enquanto durarem os estoques atuais – depois disso, o prazo deve voltar a ser de 12 meses.

Sábado movimentado

Neste sábado (23), foram aplicadas 4.267 doses de vacinas contra covid nos dois locais preparados para o serviço em Porto Alegre ao longo da manhã e tarde. De acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde, o total abrange 2.714 procedimentos de primeira e 1.553 de segunda injeção.

Com 2.479 pessoas atendidas, o ponto de maior procura pela população foi o drive-thru híbrido (para quem está de carro ou a pé) instalado em um dos estacionamentos do shopping Bourbon Wallig, na Zona Norte. Já no Ginásio Tesourinha (área central da cidade) foram 1.788 indivíduos com o braço estendido à picada.

No que se refere aos próximos dias, os locais de imunização e outros detalhes – como uma eventual ampliação do serviço para faixas etárias mais jovens – serão divulgados no site oficial prefeitura.poa.br.

(Marcello Campos)

Ultimas notícias

Ideias para vender produtos artesanais

Empreender, para muitas pessoas, tornou-se uma forma de fazer uma renda extra. Desse modo, com o objetivo de auxiliar as pessoas que...

Melhores localidades em Tocantins para se conhecer

Frederico Gayer Machado de Araujo, grande empresário e nativo de Tocantins, comenta sobre os melhores lugares para se conhecer em seu...

Como manter um cabelo lindo e cacheado?

Para Leandra, a Diva do Brás, o cabelo cacheado está cada vez mais em alta, podendo até ser uma nova tendência nos...

Marco Antonio Carbonari dá dicas de harmonização com queijos

Receber amigos ou pessoas especiais em uma noite de vinhos para degustação e aperitivos é um dos programas...

Veja tambem