Volta da aplicação da 2ª dose da CoronaVac gera confusão em postos de saúde de Porto Alegre


Pessoas de diversas idades, com a imunização atrasada, compareceram aos locais de vacinação. Prefeitura informou na segunda-feira (10) que o público-alvo inicial são idosos com 75 anos ou mais. Aplicação da 2ª dose da CoronaVac tem confusão em posto de Porto Alegre
O primeiro dia de retomada da aplicação da 2ª dose da CoronaVac teve confusão em postos de saúde de Porto Alegre, nesta terça-feira (11). Muitas pessoas que não faziam parte do público-alvo foram aos locais e não receberam as doses.
No posto de saúde do IAPI, a fila era grande antes da abertura. Quando os funcionários informaram a faixa etária, muitas pessoas foram embora. Outras reclamaram por não poder receber a vacina e geraram uma confusão em frente ao local.
Confusão no posto de saúde IAPI em Porto Alegre
Reprodução / RBS TV
Mesma situação na Unidade de Saúde Camaquã, onde as pessoas esperavam desde a madrugada na fila.
A aposentada Maria Albertina Nascimento, que possui diversas comorbidades, não conseguiu receber a 2ª dose por não ter a idade indicada. “Desde as 5h da manhã esperando”, relatou emocionada.
Até as 8h30, apenas três pessoas do público-alvo haviam aparecido para a 2ª dose no posto Camaquã.
Aposentada não conseguiu receber a 2ª dose da CoronaVac
Na segunda-feira (10), a Prefeitura de Porto Alegre informou que começaria a aplicação das doses atrasadas pelos idosos de 75 anos ou mais. A partir da quarta-feira (12), o público de 73 anos ou mais pode completar o esquema vacinal, e assim sucessivamente enquanto houver estoque.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, atualmente 75.938 pessoas estão com a segunda dose em atraso na Capital. Porto Alegre recebeu 11.030 doses no final de semana.
Em entrevista ao Bom Dia Rio Grande, da RBS TV, o secretário municipal de saúde, Mauro Sparta destacou que a Capital está cumprindo o plano nacional de imunização do Ministério da Saúde.
“Hoje vamos vacinar pessoas com 75 anos ou mais, pessoas que nasceram em 1946. São por volta de 5.500 pessoas que não estão registradas que fizeram a 2ª dose. Amanhã [quarta] 74 e 73 anos, que são 3.500 pessoas aproximadamente. E vamos seguindo esse ritmo enquanto tivermos as vacinas. Esperamos ir até os 71 anos com essas vacinas que temos”, diz.
Ainda segundo o secretário, há uma promessa do Ministério da Saúde, de enviar mais doses ao Rio Grande do Sul até quinta-feira (13).
“O Ministério da Saúde está recebendo do Butantan mais 2 milhões de doses e tem uma promessa de entrega até quinta. Então eu acho que nós vamos conseguir ir baixando essas idades”.
Ele orienta as pessoas a não irem para os postos de saúde se não estão no público-alvo.
“O que a gente pede é que as pessoas não se estressem, e as pessoas que estão na idade vão lá que vão receber a vacina. Mas as pessoas que não tem a idade ainda, aguardem, que vai chegar a vez delas. amos respeitar a organização que nós estamos fazendo, que vocês vão ter menos tempo na fila, que vocês vão resolver o problema mais rápido e sem angústia”.
Porto Alegre retoma aplicação da 2ª dose da CoronaVac para idosos com mais de 75 anos
VÍDEOS: tudo sobre o RS

Ultimas notícias

MP faz operação em penitenciária de Guaíba; agente é suspeito de comandar esquema de negociação com detentas

Agente penitenciário seria responsável por fornecer celulares a detentas, suspeitas de serem integrantes de facção criminosa. Operação...

Mulher é morta a tiros em Viamão; ex-marido é apontado como suspeito, diz polícia

Após cometer o crime, homem se jogou da nova Ponte do Guaíba, em Porto Alegre, afirma delegada. Vítima...

Família é presa por suspeita de tortura, escravidão e estupro a mulher com deficiência no RS

Ela era obrigada a trabalhar mais de 15 horas por dia sem comida e bebida e sem poder...

'Descobrir que tu está viva é fora de série', diz mulher que passou 175 dias com Covid em UTI do RS

Cristiane dos Reis Duarte, de 44 anos, foi hospitalizada em 30 de novembro do ano passado com a...

Veja tambem