'Vamos esperar por melhores dias', diz idosa que completa 105 anos vacinada em Porto Alegre


Irma Hammel já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid. Ano passado, vizinhos fizeram uma surpresa no pátio para homenageá-la. Nesse ano, idosa planeja festejar o aniversário apenas com o filho com quem mora. Em meio à pandemia, idosa completa 105 anos em Porto Alegre
“Vamos esperar por melhores dias e pela compreensão da humanidade. Tudo isso vai passar”.
Esse é o desejo de muitas pessoas, especialmente de Irma Hammel, que já foi vacinada contra a Covid, e completa 105 anos, nesta sexta-feira (2). Agradecida, ela conta que já recebeu as duas doses do imunizante e conseguiu se manter saudável neste um ano de pandemia.
“Convivi com duas pessoas da minha família que tiveram [Covid], mas eu não peguei, e eles ficaram bons. Graças a Deus, o Butantan está fazendo essa vacina, que está salvando tantas vidas, a gente fica muito contente”, afirma.
Duas vacinas contra a Covid estão sendo aplicadas na população brasileira por enquanto. A CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, que tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial, e a vacina da AstraZeneca/Oxford, que conseguiu registro definitivo no mês passado.
“Coisa muito boa, pena que todos não podem fazer tão ligeiro [a vacina]. Talvez com essa nova remessa que vem agora, talvez vá mais rápido né”, diz Irma.
Irma Hammel está completando 105 anos nesta sexta-feira (2)
Fernando Hammel/arquivo pessoal
Comemoração dos 105 anos na pandemia
No ano passado, Irma celebrou o aniversário na janela. Para a data não passar em branco, os vizinhos do condomínio em que ela mora há 40 anos cantaram parabéns do pátio. Ela não esperava a surpresa e ficou emocionada. [Veja o vídeo abaixo que relembra esse momento].
Idosa de 104 anos ganha parabéns da janela em Porto Alegre
Nesse ano, Irma não quer esse tipo de comemoração porque defende que as pessoas devem evitar sair de casa devido ao agravamento da pandemia. A idosa mora com o filho Fernando Hammel, que completou 58 anos na terça-feira (30).
“Vou ficar em casa, fazer umas coisinhas boas pra mim e para o meu filho. Vamos ficar só nós dois muito bem. Só não quero que essas pessoas vão todas aí para rua porque tem muitos casos [de coronavírus]”.
Para passar o tempo, Irma conta que assisti a televisão, lê, e acompanha o movimento na rua pela janela.
“Vejo um pouquinho as novelas, a gente fica em casa pensando, aí um telefona, a filha telefona, a neta telefona, a bisneta telefona. A gente tem vontade de ver as pessoas, de dar a mão, dar um abraço, é só pelo vídeo. Se as pessoas ajudarem, bem ligeiro vamos estar livres disso”.
A idosa, que preserva uma boa memória, lembra dos relatos da mãe sobre a pandemia da Gripe Espanhola e faz uma comparação com o atual momento em que vivemos.
“A Gripe Espanhola durou dois anos. Naquela época, a gente não tinha vacina, e nem o progresso que temos hoje. E levou dois anos. Então, nós já vamos para o segundo ano. Eles também se cuidavam muito, tinham medo. Pessoal de hoje não tem medo”.
Aniversário no feriadão de Páscoa
O filho conta que a mãe gosta bastante da Páscoa e ficou feliz do aniversário coincidir com a data.
“Casa está toda decorada para a Páscoa, ajudei a fazer os docinhos, o Marzipã [doce feito à base de amêndoas]. Ela gosta muito dessa festividade, é tradição de família, receita lá do tempo da minha bisavó”.
Fernando trabalha como professor de línguas estrangeiras (inglês e espanhol). Agora, devido à pandemia, está dando aulas online. O filho conta que a mãe gosta de conversar sobre tudo o que está acontecendo.
“Ela lê três jornais pela manhã, conversa sobre tudo. Lê a bíblia, borda panos de prato, gosta muito de ver notícias”, conta.
Diante todas as dificuldades da pandemia, Irma é um exemplo de saúde, bom humor e fé.
“Vamos ficar em casa, se cuidando”, acrescenta.
Irma já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid
Fernando Hammel,/arquivo pessoal
VÍDEOS: Vacinas contra a Covid-19

Ultimas notícias

Menino de dois anos morre após incêndio em casa de Sapucaia do Sul, dizem Bombeiros

Ocorrência foi registrada na tarde de sábado (10). Segundo comandante dos Bombeiros da cidade, fogo teria iniciado em...

Fórum da Liberdade começa nesta segunda em Porto Alegre

Evento online e gratuito reúne 26 palestrantes, entre eles o vice-presidente Hamilton Mourão e o ex-presidente Michel Temer. Começa, nesta aegunda-feira (12),...

RS tem 92% de ocupação de leitos de UTI; são 11 dias de operação abaixo do teto

Hospitais do estado registram 257 vagas abertas para atendimento de pacientes críticos. Das 3.154 pessoas internadas em terapia...

Cidades registram manifestações contra decisão do STF que autorizou estados e municípios a restringir cultos e missas presenciais

'Marcha da Família Cristã pela Liberdade' ocorreu neste domingo (11). Neste domingo (11), grupos cristãos realizaram "Marcha da...

Veja tambem