Ocupação variou entre 200% e 400% nas unidades da Capital. Com a situação agravada da doença, estado acionou último estágio do plano de prevenção ao coronavírus. Governo do RS alerta para esgotamento da capacidade das UTIs no estado
Os postos e unidades de pronto atendimento (UPAs) de Porto Alegre registraram mais um dia de superlotação devido ao aumento de casos de Covid-19.
A UPA Moacyr Scliar, na Zona Norte, fechou o dia com 241% da capacidade atingida. No Pronto Atendimento da Bom Jesus, na Zona Leste, o atendimento ultrapassou 400% do limite.
No Postão da Cruzeiro, na Zona Sul, a superlotação ficou em torno dos 208%, e no da Lomba do Pinheiro, na Zona Leste, em 333%.
‘Estou enxergando o pico do Everest. Estamos apavorados’, diz secretária da Saúde do RS
Sistema de saúde de cidades da Região Metropolitana está no limite operacional
Governo suspende sistema de cogestão por 9 dias e coloca estado em bandeira preta
A situação causa preocupação ao governo do estado, que acionou o último nível do plano emergencial contra o coronavírus, para que os hospitais cedam todos os espaços para o atendimento à Covid-19. Até a noite desta quinta (25), 91,8% dos leitos de UTI disponíveis estavam ocupados.
“É o último estágio do nosso plano de emergência. Ele suspende todos os procedimentos cirúrgicos que não forem de urgência e definem que os hospitais têm que usar todas áreas possíveis, inclusive salas de recuperação, UTIs, emergências para os atendimentos Covid, com convocação de profissionais, médicos e técnicos de enfermagem para atendimento de UTI. Com esse acréscimo e mais as medidas do distanciamento controlado definidas pelo governador, espero que a gente consiga controlar essa fase mais dura”, diz o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade.
Com a situação cada vez mais crítica, a médica intensivista Thaís Buttelli, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que está na linha de frente do enfrentamento à pandemia, desabafa.
“A gente vê filho se despedindo de mãe, mãe se despedindo de filhos, de irmãos, e alguns de fato a gente sabe que não vão sair. Essa vivência que a gente tem há um ano e meio exacerbou na última semana, nos últimos 15 dias, com as UTIs cheias de jovens com 50, 60 anos, sem comorbidades, que não conseguem acessar UTI”, lamenta
A UPA Moacyr Scliar, vinculada ao GHC, na zona Norte de Porto Alegre (RS), já atendeu mais de 25 mil pacientes da COVID-19
MIGUEL NORONHA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Mudança na Cruzeiro é criticada
No postão da Cruzeiro, o atendimento de pessoas com Covid-19 mudou. Antes, elas eram recebidas em uma tenda e, a partir desta quinta, passou a ser no próprio saguão da unidade.
Médicos acreditam a mudança foi um erro, porque outros setores do ficaram expostos ao vírus.
“Acaba passando por outros setores, expondo funcionários e outros pacientes não Covid ao risco de contaminação”, afirma a médica pediatra Cláudia Llantada.
Segundo a médica, a mudança foi feita sem planejamento e sem consulta aos profissionais.
VÍDEOS: Coronavírus
Initial plugin text
UPAs e postos de saúde de Porto Alegre têm mais um dia de superlotação devido à Covid-19
Veja tambem