Universidades do RS preparam volta às aulas em diferentes modelos


PUCRS, ESPM e Uniritter voltarão em modelo híbrido, com atividades presenciais e remotas. Já a UFRGS e a UFCSPA continuam no ensino a distância. Veja outras atividades. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
Divulgação/Luciano Valério
As universidades do Rio Grande do Sul preparam a volta às aulas para 2021 em diferentes modelos, a distância, presencial ou híbrido. Desde março de 2020, todas as instituições de ensino entraram no modelo de ensino à distância em razão da pandemia de coronavírus.
PUCRS, ESPM e Uniritter por exemplo, voltarão às aulas em modelo híbrido, com atividades presenciais e remotas. Já a Unisinos adotará um sistema facultativo, onde os alunos decidirão por participar das aulas no campus ou em casa.
Veja como será em cada universidade
UFRGS
A UFRGS retoma as aulas na próxima segunda-feira, (25), no formato Ensino Remoto Emergencial, conforme aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da universidade. Este é o semestre letivo 2020/2 e se estende até o dia 29 de maio.
UFCSPA
Atualmente, a universidade ainda está realizando, em formato de Educação a Distância Emergencial, as disciplinas referentes ao período letivo 2020/2, com previsão de encerramento no dia 27 de março. O período 2021/1 deve ser iniciado em 26 de abril no mesmo formato, à distância emergencial.
PUCRS
Na PUCRS as aulas do primeiro semestre de 2021 iniciarão no dia 3 de março, com um modelo híbrido e flexível conforme as necessidades específicas dos estudantes e os decretos estaduais e municipais.
Segundo a instituição, estão sendo preparadas ampliações de ofertas de atividades teórico-práticas presenciais conforme as características de cada disciplina e a abertura de mais serviços, laboratórios e espaços no campus com uso optativo pelos estudantes.
ESPM
O retorno das aulas da graduação da ESPM Porto Alegre será no dia 22 de fevereiro de 2021. Em um primeiro momento, o restante do mês de fevereiro, será de forma online. A partir de março inicia o modelo híbrido. O planejamento dos ensinos remoto e presencial será avaliado conforme os acontecimentos em relação à Covid-19 durante o ano.
Uniritter
O calendário acadêmico da UniRitter no primeiro semestre será cumprido em modelo híbrido, com alternância entre aulas síncronas e presenciais. Em 8 de fevereiro está programado o início das disciplinas 100% online. Em 22 de fevereiro, as aulas retornam no modelo síncronas (em tempo real com o professor)/presenciais.
Unisinos
A Unisinos inicia o semestre 2021/1, no dia 1º de março, de forma remota, apenas algumas atividades ocorrerão de forma presencial. Durante as duas primeiras semanas de aula, os alunos decidirão por participar dessas aulas no campus ou em casa. O retorno ao campus será facultativo.
UCS
Na Universidade de Caxias do Sul, as aulas iniciam em 1º de março, mas ainda não há uma confirmação sobre a escolha do modelo, presenciais ou síncronas. De acordo com a universidade, a decisão ocorrerá conforme as recomendações e protocolos orientados pelos órgãos de saúde para o momento, como por exemplo, a cor da bandeira no modelo de distanciamento controlado em Caxias do Sul.
FURG
As aulas na Universidade Federal do Rio Grande (Furg) retornam no dia 8 de fevereiro, de modo remoto, e correspondem ao segundo semestre letivo de 2020.
Na última atualização do Plano de Contingência da universidade para o coronavírus, foi aberta a possibilidade de realização de atividades acadêmicas práticas presenciais que sejam essenciais aos anos finais dos cursos de graduação e pós-graduação, desde que sejam aprovadas pelos Conselhos das Unidades Acadêmicas a que os cursos estejam vinculados e cumpram o disposto no Plano de Contingência e as orientações do Protocolo de Ações de prevenção à COVID-19 na universidade, elaborado pela Comissão de Proteção e Cuidado.
VÍDEOS: Jornal do Almoço

Ultimas notícias

Municípios do RS temem 'apagão' por falta de vacina contra a Covid, diz Conselho das Secretarias de Saúde

Fiocruz e Butantan anunciaram a paralisação na fabricação das vacinas Oxford/AstraZeneca e CoronaVac. Secretaria da Saúde estima que...

Operação dispersa pontos de aglomeração em Porto Alegre

Ocorrências foram registradas nos bairros Centro Histórico, Arquipélago, Cidade Baixa e Moinhos de Vento. Festa realizada em estabelecimento...

Homem de 72 anos é morto a tiros em Porto Alegre

Vítima, identificada como João Carlos Franco Cunha, de 72 anos, foi atingido por dois tiros na nuca e...

Museus recebem visitantes com hora marcada no RS; saiba como agendar

Reabertos após período de restrições, os museus históricos e artísticos da Capital e interior do estado organizam as...

Veja tambem