RS terá postos de testagem de Covid para caminhoneiros com destino a Argentina e Chile, diz Secretaria da Saúde


Operação começa no dia 31 de maio. Países exigem que transportadores apresentem exame RT-PCR negativo para cruzar a fronteira. Medida provocou protestos de motoristas em Uruguaiana, no mês de abril. Ponte de Uruguaiana, na fronteira entre o Brasil e a Argentina
Henrique Dihl/RBS TV
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul inicia, no dia 31 de maio, a operação de postos de testagem de Covid-19 para caminhoneiros que seguem para a Argentina e o Chile. Os dois países exigem que os condutores brasileiros apresentem exames RT-PCR negativos para o coronavírus para que os veículos possam cruzar as fronteiras.
Segundo a SES, as unidades de testagem serão instaladas nas cidades de Caxias do Sul, Vacaria, Bento Gonçalves, São Marcos, Passo Fundo, Uruguaiana, Canoas, Cachoeirinha e Osório. O projeto conta com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Exército Brasileiro.
Para realizar o teste RT-PCR, o caminhoneiro deverá portar um documento chamado Manifesto Internacional de Cargas (MIC), para provar que atravessará a fronteira do país. Todo o material recolhido nos pontos de coleta será enviado para o Laboratório Central do Estado, localizado em Porto Alegre.
“Os municípios estão estruturados para fazer os testes nos transportadores de carga. Conseguimos alinhar e definir os pontos de coletas e com isso selamos o compromisso de iniciar os testes no dia 31 de maio”, afirmou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.
A exigência do exame negativo para Covid motivou protestos de caminhoneiros brasileiros e argentinos na fronteira entre os dois países, em abril. No dia 21 do mesmo mês, o governo da Argentina chegou a suspender o ingresso de veículos no país por algumas horas.
Integrante de sindicato argentino fala sobre a bloqueio dos transportadores internacionais
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Ultimas notícias

Falta de insulina na rede pública de farmácias causa preocupação em pessoas com diabetes no RS

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, falta do medicamento ocorre desde maio. Ministério da Saúde alega que foram...

Rio Grande do Sul se aproxima de 1 milhão e 200 mil testes positivos de coronavírus. Mortos são quase 31 mil

Divulgado nesta quinta-feira (24), o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde ampliou para 1.199.084 o número de testes positivos de coronavírus no...

Ministra do STF rejeita novo habeas corpus de ex-segurança preso pela morte de homem negro em supermercado no RS

Defesa de Giovane Gaspar da Silva pedia a conversão da prisão preventiva em domiciliar para que respondesse o...

Banco do Brasil abre concurso com vagas para cinco regiões do RS

Mais de 150 vagas imediatas serão preenchidas. Concurso seleciona também para cadastro reserva. Cargo é de nível médio...

Veja tambem