RS tem queda nos casos de latrocínio e homicídio em abril


Enquanto houve redução nos índices de crimes contra a vida, estado viu crescer número de ataques a banco. Estatísticas foram divulgadas nesta sexta-feira (14) pela Secretaria da Segurança. Viatura da Polícia Civil estacionada em frente à sede da Secretaria da Segurança Pública, em Porto Alegre
Leandro Osório/Palácio Piratini/Divulgação
O Rio Grande do Sul registrou queda nos casos de crimes contra a vida no mês de abril. A redução de homicídios e latrocínios é vista tanto na comparação do mês isoladamente quanto na análise do primeiro quadrimestre com os mesmos períodos de anos anteriores.
Os dados foram divulgados, nesta sexta-feira (14), pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Veja gráficos abaixo.
Segundo o vice-governador do RS e titular da SSP, Ranolfo Vieira Júnior, a queda dos indicadores é vista mesmo com a maior circulação de público nas ruas.
“Exatamente neste momento em que a sociedade mais vai às ruas. Lá em abril do ano passado, estávamos iniciando o distanciamento social. Agora, praticamente, as coisas estão retornando à normalidade”, disse.
Com 119 homicídios em abril de 2021, o estado registrou a menor marca desde 2007. A redução, na comparação com abril de 2020, foi de 32,4%. Na análise dos primeiros quatro meses do ano, o RS contabilizou 529 homicídios, baixa de 20,8% frente ao mesmo período do ano passado.
Nos latrocínios, que são roubos seguidos de morte, a queda é de 57,1% na comparação entre abril de 2021 e abril de 2020. Foram três casos desse tipo de crime neste ano, o menor valor da série histórica. Ao se analisar os indicadores de janeiro a abril, a redução foi de 20% – também com a menor marca em 20 anos.
Crimes patrimoniais
Em relação aos crimes patrimoniais, houve redução de 47,4% nos casos de roubos de veículos no RS na comparação entre abril de 2020 e o mesmo mês em 2021. Neste ano, foram 422 veículos subtraídos no período, o menor valor desde 2002.
No compilado dos primeiros quatro meses do ano, também houve queda no indicador. Foram 1.928 veículos roubados entre janeiro e abril de 2021, menor índice da série histórica.
O número de ataques a bancos subiu de um, em abril do ano passado, para sete, em abril deste ano. Entretanto, o governo do estado afirma que apenas duas ocorrências envolveram ameaças a pessoas; as outras cinco foram furtos ou arrombamentos de terminais eletrônicos, sem a presença de clientes e funcionários ou confronto com seguranças.
Já na análise dos casos ocorridos entre janeiro e abril, houve um aumento de 15 para 22 ocorrências entre o ano passado e este ano. Ainda assim, a marca é a segunda menor em 10 anos.
A SPP também divulgou o número de roubos no transporte coletivo. Em abril de 2021, foram 99 casos, 6,5% a mais do que no mesmo período de 2020. Nos dados de janeiro a abril, houve queda de 6,1% na comparação entre 2020 e 2021. Foram 443 casos no ano passado e 416 neste ano.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Ultimas notícias

Falta de insulina na rede pública de farmácias causa preocupação em pessoas com diabetes no RS

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, falta do medicamento ocorre desde maio. Ministério da Saúde alega que foram...

Rio Grande do Sul se aproxima de 1 milhão e 200 mil testes positivos de coronavírus. Mortos são quase 31 mil

Divulgado nesta quinta-feira (24), o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde ampliou para 1.199.084 o número de testes positivos de coronavírus no...

Ministra do STF rejeita novo habeas corpus de ex-segurança preso pela morte de homem negro em supermercado no RS

Defesa de Giovane Gaspar da Silva pedia a conversão da prisão preventiva em domiciliar para que respondesse o...

Banco do Brasil abre concurso com vagas para cinco regiões do RS

Mais de 150 vagas imediatas serão preenchidas. Concurso seleciona também para cadastro reserva. Cargo é de nível médio...

Veja tambem