RS tem queda de 77% nos casos de feminicídio em março, apontam dados da Segurança Pública


Dentre os principais indicadores da violência contra a mulher, somente a tentativa de feminicídio apresentou elevação no mês. Resultado trimestral também é positivo. Reforço na segurança e campanha realizada por comitê estão entre os motivos para as reduções, segundo a pasta. Mulher de 28 anos foi morta em frente ao local de trabalho em Sapucaia do Sul
Reprodução/RBS TV
O RS registrou queda de 77% nos casos de feminicídio em março de 2021, conforme os indicadores divulgados na tarde desta quinta-feira (8) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-RS). No mês passado, três mulheres foram assassinadas em contexto de violência doméstica ou ódio de gênero. No mesmo período do ano passado haviam sido 13 casos.
Prisões em casos de violência doméstica aumentam 375% no 1º trimestre em Porto Alegre
Especialista fala sobre a lei do feminicídio e como vítimas de violência doméstica podem pedir proteção
Segundo a pasta, é o menor número do mês desde 2012, quando iniciou a série histórica. No mês anterior, o número havia ficado estável em relação a 2020. E, em março de 2020, os casos haviam dado um salto de 73%.
RS registrou queda no número de feminicídios em março na relação com o mesmo mês do ano anterior, mostra SSP
Divulgação/SSP
“O trabalho das polícias tem sido fundamental para que a gente consiga reduzir os feminicídios, seja com a Brigada Militar, que realiza a Patrulha Maria da Penha, seja com a Polícia Civil, com as delegacias especializadas de atendimento à mulher”, observa o vice-governador e secretário de Segurança do RS, Ranolfo Vieira Júnior. (Assista abaixo)
Feminicídios têm redução de 77% em março no RS, segundo Secretaria de Segurança Pública
“Ao lado das ações, é importante chamar a atenção para o Comitê Interinstitucional de Combate à Violência contra a Mulher, criado em setembro do ano passado, composto pelo Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria e várias outras organizações. Esse trabalho a várias mãos já começa a refletir na questão da violência contra a mulher no nosso estado”, acredita o vice-governador.
Um dos feminicídios de março foi registrado em Sapucaia do Sul, quando uma mulher de 28 anos foi assassinada pelo ex-marido. O homem foi morto no local do crime por um policial aposentado. A vítima havia solicitado medida protetiva. Relembre a reportagem do caso abaixo.
Mulher é assassinada pelo ex-marido em Sapucaia do Sul
Queda nos demais índices
Os demais indicadores da violência contra a mulher também tiveram redução, exceto um: a tentativa de feminicídio, que foi de 21 casos para 35, aumento de 66,7%.
Entre as ameaças, a redução foi de 15,1%, passando de 2.889 no terceiro mês de 2020 para 2.454 registros neste ano. Também caíram as lesões corporais (-20,3%) e os estupros (-19%).
Os resultados no trimestre também indicam tendência de queda. Foram 18 vítimas de feminicídio em janeiro, fevereiro e março de 2021, redução de 33%. No primeiro semestre de 2020, havia sido verificada alta de 27%.
Também na soma de janeiro a março, houve diminuição nas ameaças (-18,4%), nas lesões corporais (18,4%) e nos estupros (-7,8%). Somente o número de tentativas de feminicídio houve alta, de 32,8%.
Vídeos: RBS Notícias

Ultimas notícias

Voluntários produzem pães para doar a estudantes da rede pública de Taquara

Campanha começou, há três semanas, produzindo 100 pães. Com doações da comunidade, volume foi duplicado. Produção dos pães...

Hospitais gaúchos ganham 80 milhões de reais para o combate ao coronavírus

O governo do Estado repassou, nesta sexta-feira (9), R$ 80 milhões a cerca de 200 hospitais gaúchos para o custeio dos serviços ambulatoriais e...

Municípios do RS notificam Anvisa por lotes de vacina contra a Covid com menos doses do que indicado

Conselho de Secretarias Municipais da Saúde estima perda de 20 mil doses em 100 cidades. Agência afirma que...

Corujas são devolvidas à natureza após tratamento em Porto Alegre

Filhotes foram encontrados em uma rua da Zona Sul da Capital há três meses. Animal é comum em...

Veja tambem