RS tem 15 regiões com aumento na ocupação de leitos de UTI, aponta governo


Estado monitora média semanal de atendimentos de terapia intensiva em 21 regiões. Ocupação geral de leitos chegou a 82% nesta quarta (26). Atendimento em ala do Hospital de Clínicas em Porto Alegre
HCPA/Divulgação
O Rio Grande do Sul registrou um aumento de 7% na média semanal de ocupação de leitos de UTI, conforme boletim divulgado pelo governo do estado nesta quarta-feira (26). Das 21 regiões monitoradas pelo Comitê de Dados do Palácio Piratini, 15 observam alta no indicador que mede a capacidade de atendimento em terapia intensiva. Veja lista abaixo.
A região de Cruz Alta, por exemplo, teve o maior avanço de internações críticas na última semana, um crescimento de 29%. Entretanto, os hospitais da localidade tem 69% de ocupação geral de UTIs.
Na cidade do Noroeste do RS, o Hospital São Vicente de Paulo bloqueou 10 dos 20 leitos de UTI Covid do Sistema Único de Saúde (SUS) para otimizar o uso dos insumos. Novos pacientes não estão sendo internados, a fim de garantir que não falte medicamentos nem oxigênio.
Já Cachoeira do Sul, por outro lado, viu cair em 3% a ocupação em uma semana. Mas a região segue apresentando o pior nível de superlotação, com 155% das vagas de UTI ocupadas.
A ocupação geral de leitos no estado é de 82%, conforme o Boletim Regional Covid-19 divulgado às 16h. Nesse horário, o RS tinha 2.803 pacientes internados em 3.417 vagas de UTI. Do total, são 1.711 pessoas com coronavírus, 134 com suspeita da doença e 958 com outras enfermidades.
Capacidade hospitalar das UTIs no RS
Região Metropolitana
Com o colapso no sistema de saúde de municípios do interior, os hospitais de Porto Alegre entraram em alerta. A transferência de pacientes para a Capital está aumentando a ocupação de leitos de UTI.
Conforme a diretora-presidente do Hospital de Clínicas, Nadine Clausell, a unidade acelerou a realização de cirurgias eletivas com receio do que pode acontecer daqui para frente.
“Nós estamos correndo o máximo contra o tempo antes que a próxima onda tome proporções”, disse.
Interior
Em Bento Gonçalves, na Serra, o único hospital da cidade está lotado, com 108% de ocupação na UTI. O Hospital Tacchini é referência para 24 municípios da região.
A diretora de Divisão Hospitalar da unidade, Roberta Pozza afirma que as baixas temperaturas contribuem para uma procura maior por atendimento.
“Voltamos a ultrapassar os 100% de internação em leitos de UTI. Neste momento, esse quantitativo é impactado por pacientes vitimados da Covid, mas também por outras doenças”, relatou.
Na Região Central, Santa Maria já não tem mais vagas de UTI na rede pública. Ao todo, 33 pacientes estão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) aguardando internação, sendo que 11 precisam de terapia intensiva.
O chefe do Pronto Socorro do Hospital Universitário de Santa Maria, Vivakanand Satram, afirma que a unidade precisa acomodar pacientes nos corredores, por falta de vagas.
Nas regiões Norte e Noroeste do estado, as UTIs estão superlotadas. Em Santo Ângelo e Palmeira das Missões, as unidades do SUS têm mais pacientes do que vagas.
Na cidade de Passo Fundo, a ocupação geral de leitos também é superior a 100%. Os dois hospitais de Ijuí monitorados pelo estado estão com esgotamento de vagas. O Hospital de Caridade já calcula que pode faltar medicamentos na próxima semana.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Ultimas notícias

MP faz operação em penitenciária de Guaíba; agente é suspeito de comandar esquema de negociação com detentas

Agente penitenciário seria responsável por fornecer celulares a detentas, suspeitas de serem integrantes de facção criminosa. Operação...

Mulher é morta a tiros em Viamão; ex-marido é apontado como suspeito, diz polícia

Após cometer o crime, homem se jogou da nova Ponte do Guaíba, em Porto Alegre, afirma delegada. Vítima...

Família é presa por suspeita de tortura, escravidão e estupro a mulher com deficiência no RS

Ela era obrigada a trabalhar mais de 15 horas por dia sem comida e bebida e sem poder...

'Descobrir que tu está viva é fora de série', diz mulher que passou 175 dias com Covid em UTI do RS

Cristiane dos Reis Duarte, de 44 anos, foi hospitalizada em 30 de novembro do ano passado com a...

Veja tambem