RS registra mais de 300 mortes por coronavírus pela primeira vez


Média móvel tem mais um dia de recorde. Total se aproxima dos 15 mil óbitos. Mais de 9,3 mil novos casos foram registrados. UTI lotada no Hospital de Clínicas, de Porto Alegre.
Silvio Avila/Divulgação
O RS registrou neste sábado (13) mais de 300 mortes confirmadas por coronavírus pela primeira vez, segundo dados do governo do estado. Com 16 óbitos em fevereiro, que tiveram o registro completo agora, e 315 em março, 331 mortes foram incluídas ao boletim da Secretaria de Saúde.
Nos 13 primeiros dias do mês, março já registra recorde em óbitos pela doença: 2.494. Até então, o mês de dezembro havia sido o mais letal da pandemia no RS, com 2.059 óbitos em 31 dias.
O total de mortos pela doença se aproxima dos 15 mil: foram 14.885 pessoas que perderam a vida desde o início da pandemia.
A média móvel de mortes também tem mais um dia de recorde, completando 16 dias de alta: 216, 144% a mais do que o registrado há duas semanas, 89. Veja a evolução da média móvel de mortes abaixo.
Mais de 9,3 mil novos casos
Também foram confirmados neste sábado mais 9.340 novos casos da doença, totalizando em 739.759 pessoas infectadas com a doença.
Segundo a secretaria, 92% do total (mais de 683 mil) estão recuperados. Outros 6% (41.786) estão em acompanhamento. A taxa de letalidade é de 2%. Mais de 1,94 milhão de testes foram aplicados no estado.
Os leitos de UTI chegaram ao 12º dia de superlotação, atingindo 108%. O estado dispõe de 3.129 vagas, porém 3.390 pessoas estão internadas. Isso ocorre devido ao acionamento da última fase do plano de contingência contra o coronavírus no estado, que prevê a ocupação de outras estruturas hospitalares além dos leitos de UTI para o atendimento da doença.
Covid-19: veja a ocupação dos leitos de UTI e clínicos em Porto Alegre
Entenda como está a situação da falta de leitos de UTI no RS
Vacinação atinge 5% da população
A vacinação contra a Covid atingiu 5,16% da população, que já recebeu a primeira dose até este sábado (13). O total de imunizados com o reforço é de 2,24%
Entre os grupos prioritários, pouco mais de 13% receberam a primeira imunização e a segunda, cerca de 4,45%. O estado já recebeu cerca de 1,2 milhão de doses.
VÍDEOS: RBS Notícias
Initial plugin text

Ultimas notícias

Voluntários produzem pães para doar a estudantes da rede pública de Taquara

Campanha começou, há três semanas, produzindo 100 pães. Com doações da comunidade, volume foi duplicado. Produção dos pães...

Hospitais gaúchos ganham 80 milhões de reais para o combate ao coronavírus

O governo do Estado repassou, nesta sexta-feira (9), R$ 80 milhões a cerca de 200 hospitais gaúchos para o custeio dos serviços ambulatoriais e...

Municípios do RS notificam Anvisa por lotes de vacina contra a Covid com menos doses do que indicado

Conselho de Secretarias Municipais da Saúde estima perda de 20 mil doses em 100 cidades. Agência afirma que...

Corujas são devolvidas à natureza após tratamento em Porto Alegre

Filhotes foram encontrados em uma rua da Zona Sul da Capital há três meses. Animal é comum em...

Veja tambem