RS recebe 219,5 mil vacinas da AstraZeneca contra a Covid-19; primeiro lote da Janssen chega na próxima semana


Rio Grande do Sul já recebeu aproximadamente 7 milhões de imunizantes contra o coronavírus. Estado soma 3,5 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose. Novo lote da Astrazeneca chegou ao RS na noite desta quarta-feira (9)
Gustavo Mansur/Palácio Piratini
O Rio Grande do Sul recebeu, no início da noite desta quarta-feira (9), um lote com 219,5 mil vacinas de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. O avião, vindo do Rio de Janeiro, pousou no Aeroporto Internacional Salgado Filho às 19h16.
Ainda não há uma definição por parte da Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre o público que será contemplado com as vacinas.
Porto Alegre amplia imunização para pessoas com 55 anos
As doses serão encaminhadas para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), localizada na Capital.
O governo estadual também confirmou, nesta quarta-feira (9), que o RS receberá o primeiro lote da vacina Janssen, da Johnson&Johson, que deve chegar na próxima semana, com 171.600 doses.
A data de vencimento desses imunizantes é 27 de junho, e segundo a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Cynthia Molina Bastos, o estado tem condições de usá-las dentro do período, de cerca de 15 dias, uma vez que a logística de distribuição das doses acontece em até 24 horas para todas as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs).
“Os municípios que receberem essas vacinas terão que priorizar o uso delas. Pode-se fazer mutirão, drive-thrus ou outras estratégias para conseguir usar as doses em tempo hábil”, afirma a diretora.
A vacina da Janssen é de dose única e possui eficácia de 85% para casos graves da doença. Será a quarta opção de imunizante contra a Covid aplicada no estado.
Vacina Janssen
TV Globo
Vacinação no RS
O RS já recebeu aproximadamente 7 milhões de doses de imunizantes contra a doença.
O vacinômetro do governo do estado afirma que pouco mais de 3,5 milhões de pessoas já receberam a primeira dose no RS. O número equivale a 31% da população, 39,3% dos grupos vacináveis (maiores de 18 anos) e 65,1% dos grupos prioritários.
A segunda dose já chegou a 1,6 milhão de pessoas, sendo 14,2% da população, 17,9% dos vacináveis e 30,5% dos listados como prioritários.
VÍDEOS: tudo sobre o RS

Ultimas notícias

MP faz operação em penitenciária de Guaíba; agente é suspeito de comandar esquema de negociação com detentas

Agente penitenciário seria responsável por fornecer celulares a detentas, suspeitas de serem integrantes de facção criminosa. Operação...

Mulher é morta a tiros em Viamão; ex-marido é apontado como suspeito, diz polícia

Após cometer o crime, homem se jogou da nova Ponte do Guaíba, em Porto Alegre, afirma delegada. Vítima...

Família é presa por suspeita de tortura, escravidão e estupro a mulher com deficiência no RS

Ela era obrigada a trabalhar mais de 15 horas por dia sem comida e bebida e sem poder...

'Descobrir que tu está viva é fora de série', diz mulher que passou 175 dias com Covid em UTI do RS

Cristiane dos Reis Duarte, de 44 anos, foi hospitalizada em 30 de novembro do ano passado com a...

Veja tambem