RS deve receber 116 mil doses da vacina de Oxford contra a Covid-19 neste domingo


Informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde na tarde deste sábado (23). Avião tem previsão para desembarcar em Porto Alegre às 9h35 do domingo. Dois milhões de doses de vacinas contra Covid-19 vindas da Índia deixam a Fiocruz, no Rio de Janeiro
Reprodução/TV Globo
O Rio Grande do Sul deve receber neste domingo (24), 116 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde na tarde deste sábado (23).
O avião que trará as vacinas tem previsão de saída às 7h35, do Rio de Janeiro, e chegada a Porto Alegre às 9h35.
O carregamento com dois milhões de doses da vacina, produzidas no Instituto Serum, na Índia, chegou ao Rio de Janeiro por volta das 22h de sexta-feira, depois que o governo indiano autorizou as exportações comerciais do imunizante.
Por volta das 14h18 deste sábado, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) liberou as doses da vacina para serem entregues ao Ministério da Saúde e, em seguida, distribuídas pelo Brasil. A carga passou por um processo de análise de segurança desde a madrugada.
O procedimento é uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O governo do RS informou que a partir da chegada do lote, as doses seguem para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da Secretaria da Saúde (SES), em Porto Alegre.
Elas serão registradas e distribuídas entre as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), que enviarão o lote aos municípios, de acordo com os critérios de ordenamento dos grupos prioritários.
A distribuição das doses de vacina por município será consolidada, entre segunda (25) e terça-feira (26), pelas 18 CRSs, de acordo com os critérios populacionais dos grupos prioritários. Em seguida, os municípios fazem a retirada nas coordenadorias correspondentes.
As 116 mil novas doses servirão para vacinar mais 116 mil pessoas, majoritariamente trabalhadores da saúde. A segunda dose da vacina será aplicada em 12 semanas, quando há previsão de novo repasse dessa vacina por parte do Ministério da Saúde.
Vacinação no RS
O Rio Grande do Sul recebeu na última segunda-feira (18), 341,8 mil doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan feita em parceira com o laboratório Sinovac.
Deste total, 311.680 doses são destinadas a grupos prioritários (profissionais da saúde da linha de frente e idosos que vivem em instituições de longa permanência) e outras 30.120 à população indígena.
Vacinação contra Covid no RS: veja perguntas e respostas
De acordo com a última atualização do governo do RS, realizada às 10h15 deste sábado, 74.586 já foram vacinadas. Para acompanhar a vacinação, clique aqui.
VÍDEOS: RBS Notícias

Ultimas notícias

Voluntários produzem pães para doar a estudantes da rede pública de Taquara

Campanha começou, há três semanas, produzindo 100 pães. Com doações da comunidade, volume foi duplicado. Produção dos pães...

Hospitais gaúchos ganham 80 milhões de reais para o combate ao coronavírus

O governo do Estado repassou, nesta sexta-feira (9), R$ 80 milhões a cerca de 200 hospitais gaúchos para o custeio dos serviços ambulatoriais e...

Municípios do RS notificam Anvisa por lotes de vacina contra a Covid com menos doses do que indicado

Conselho de Secretarias Municipais da Saúde estima perda de 20 mil doses em 100 cidades. Agência afirma que...

Corujas são devolvidas à natureza após tratamento em Porto Alegre

Filhotes foram encontrados em uma rua da Zona Sul da Capital há três meses. Animal é comum em...

Veja tambem