Pró-reitor Geraldo Jotz chegou a ser internado em leito clínico, mas já teve alta. Reitor Carlos Bulhões, o chefe de gabinete e o vice-pró-reitor cumprem isolamento, sem precisar de internação. UFRGS
Ramon Moser / Divulgação
O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Bulhões, e mais três integrantes da reitoria da universidade contraíram o coronavírus. O chefe de gabinete da reitoria, Paulo Mayorga, o pró-reitor de Inovação e Assuntos Institucionais, Geraldo Jotz, e o vice-pró-reitor de Extensão, Eduardo Cardoso, testaram positivo para a doença.
Jotz foi o único que precisou de internação e ficou por cerca de 10 dias no Hospital Moinhos de Vento, em leitos clínico. Ele teve alta nesta sexta-feira (5). Segundo ele, o reitor Bulhões apresenta apenas sintoma de tosse, e está se recuperando em casa.
Covid-19: veja a ocupação dos leitos de UTI e clínicos em Porto Alegre
É #FAKE que imagens provem que Hospital Moinhos de Vento não lotou
‘É um campo de guerra’, diz superintendente do Moinhos
As atividades da reitoria seguem, de forma online. Durante essa semana, o reitor se afastou para fazer exames, e foi substituído pela vice-reitora, Patricia Pranke nas reuniões.
Ao G1, Geraldo Jotz afirmou que não se encontrou com os colegas, e que começou a sentir sintomas da doença após uma viagem a Brasília, no início de fevereiro. Com agravamento de sintomas como tosse e febre, foi internado.
“Já tinha feito tomografia e estava com 30% do pulmão tomado. Quando cheguei no hospital, já estava com 50%”, menciona.
Geraldo, que é médico e representa a UFRGS no comitê de combate à doença no estado, diz também que já tomou a primeira dose da vacina. Durante a internação, relata que presenciou o esforço dos profissionais para atender os pacientes.
“É uma dedicação ímpar. Até bloco cirúrgico transformaram em UTI, pelo que a enfermagem me contou”, afirma.
VÍDEOS: RBS Notícias
Initial plugin text
Reitor e mais três integrantes da reitoria da UFRGS estão com Covid-19
Veja tambem