Reitor e mais três integrantes da reitoria da UFRGS estão com Covid-19


Pró-reitor Geraldo Jotz chegou a ser internado em leito clínico, mas já teve alta. Reitor Carlos Bulhões, o chefe de gabinete e o vice-pró-reitor cumprem isolamento, sem precisar de internação. UFRGS
Ramon Moser / Divulgação
O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Bulhões, e mais três integrantes da reitoria da universidade contraíram o coronavírus. O chefe de gabinete da reitoria, Paulo Mayorga, o pró-reitor de Inovação e Assuntos Institucionais, Geraldo Jotz, e o vice-pró-reitor de Extensão, Eduardo Cardoso, testaram positivo para a doença.
Jotz foi o único que precisou de internação e ficou por cerca de 10 dias no Hospital Moinhos de Vento, em leitos clínico. Ele teve alta nesta sexta-feira (5). Segundo ele, o reitor Bulhões apresenta apenas sintoma de tosse, e está se recuperando em casa.
Covid-19: veja a ocupação dos leitos de UTI e clínicos em Porto Alegre
É #FAKE que imagens provem que Hospital Moinhos de Vento não lotou
‘É um campo de guerra’, diz superintendente do Moinhos
As atividades da reitoria seguem, de forma online. Durante essa semana, o reitor se afastou para fazer exames, e foi substituído pela vice-reitora, Patricia Pranke nas reuniões.
Ao G1, Geraldo Jotz afirmou que não se encontrou com os colegas, e que começou a sentir sintomas da doença após uma viagem a Brasília, no início de fevereiro. Com agravamento de sintomas como tosse e febre, foi internado.
“Já tinha feito tomografia e estava com 30% do pulmão tomado. Quando cheguei no hospital, já estava com 50%”, menciona.
Geraldo, que é médico e representa a UFRGS no comitê de combate à doença no estado, diz também que já tomou a primeira dose da vacina. Durante a internação, relata que presenciou o esforço dos profissionais para atender os pacientes.
“É uma dedicação ímpar. Até bloco cirúrgico transformaram em UTI, pelo que a enfermagem me contou”, afirma.
VÍDEOS: RBS Notícias
Initial plugin text

Ultimas notícias

Voluntários produzem pães para doar a estudantes da rede pública de Taquara

Campanha começou, há três semanas, produzindo 100 pães. Com doações da comunidade, volume foi duplicado. Produção dos pães...

Hospitais gaúchos ganham 80 milhões de reais para o combate ao coronavírus

O governo do Estado repassou, nesta sexta-feira (9), R$ 80 milhões a cerca de 200 hospitais gaúchos para o custeio dos serviços ambulatoriais e...

Municípios do RS notificam Anvisa por lotes de vacina contra a Covid com menos doses do que indicado

Conselho de Secretarias Municipais da Saúde estima perda de 20 mil doses em 100 cidades. Agência afirma que...

Corujas são devolvidas à natureza após tratamento em Porto Alegre

Filhotes foram encontrados em uma rua da Zona Sul da Capital há três meses. Animal é comum em...

Veja tambem