Queda de meteoro interestelar inédito é registrada por observatório no RS; veja vídeo


Fenômeno chamado earthgrazer ocorreu às 23h02 do último domingo (30). Segundo professor, é a primeira vez que foi registrado um meteoro desse tipo na Região Sul do país. VÍDEO: veja registro da queda de meteoro earthgrazer no RS
O Observatório Espacial Heller&Jung, que fica em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, registrou uma queda inédita de meteoro no último domingo (30). Assista ao vídeo acima.
“Foi a primeira vez que foi registrado um meteoro Earthgrazer, de origem interestelar, aqui na região sul”, explica o proprietário do observatório, Carlos Fernando Jung, diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon).
Ou seja, o meteoroide veio de fora do nosso sistema solar. “É uma descoberta nova, vai possibilitar mais estudos. A ideia é tentar identificar de qual sistema solar ele veio”, diz Jung.
Queda de meteoro Earthgrazer é registrado no Rio Grande do Sul
Observatório Espacial Heller & Jung/Divulgação
A partir da análise das imagens, foi possível concluir que o Earthgrazer atingiu a atmosfera da Terra em um ângulo de 6,1°, em relação ao solo, e começou a brilhar a 162,7 km. Ele seguiu em direção ao norte a 230,7 mil km/h, percorrendo 243,6 km em 3,8 segundos, e desapareceu a 137,0 km de altitude, ao leste da cidade de Carlos Barbosa, na Serra do Rio Grande do Sul.
“É um meteoro que atinge a atmosfera da Terra de raspão e percorre imensas distâncias nas camadas mais altas da atmosfera. Geralmente um earthgrazer não brilha tão intensamente e não apresenta surtos de luminosidade [explosões] em relação aos demais meteoros”, explica o professor.
VÍDEO: veja mais notícias do RS

Ultimas notícias

Falta de insulina na rede pública de farmácias causa preocupação em pessoas com diabetes no RS

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, falta do medicamento ocorre desde maio. Ministério da Saúde alega que foram...

Rio Grande do Sul se aproxima de 1 milhão e 200 mil testes positivos de coronavírus. Mortos são quase 31 mil

Divulgado nesta quinta-feira (24), o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde ampliou para 1.199.084 o número de testes positivos de coronavírus no...

Ministra do STF rejeita novo habeas corpus de ex-segurança preso pela morte de homem negro em supermercado no RS

Defesa de Giovane Gaspar da Silva pedia a conversão da prisão preventiva em domiciliar para que respondesse o...

Banco do Brasil abre concurso com vagas para cinco regiões do RS

Mais de 150 vagas imediatas serão preenchidas. Concurso seleciona também para cadastro reserva. Cargo é de nível médio...

Veja tambem