'Que logo esse pesadelo acabe', diz auxiliar de higienização vacinada contra a Covid-19 em Porto Alegre


Joelma Kazimirski foi uma das cinco primeiras pessoas vacinadas no RS, na noite de segunda-feira (18), após a chegada das primeiras doses da CoronaVac ao estado. Joelma Kazimirski foi uma das primeiras vacinadas no RS
Felipe Dalla Vale/Palácio Piratini
A auxiliar de higienização Joelma Kazimirski ficou sabendo na segunda-feira (19) que seria uma das cinco primeiras pessoas vacinadas no Rio Grande do Sul. Ela não sabe por qual critério foi escolhida, mas ficou agradecida.
RS iniciou vacinação com cinco pessoas, veja quem são
“Quando cheguei pra trabalhar, me avisaram. Eu fiquei muito emocionada. Espero que todo mundo se vacine, que logo logo esse pesadelo acabe”, diz ao G1 a funcionária do Hospital Conceição, em Porto Alegre, horas antes de iniciar mais um turno de trabalho, agora imunizada.
A vacina não é dolorida e não causou nenhuma dor ou desconforto, diz Joelma, que tem 48 anos e trabalha na higienização da UTI do hospital há seis.
Antes disso, havia passado 10 anos trabalhando na mesma função, no setor de nutrição da Santa Casa.
Joelma conta que não chegou a contrair a doença, e nem nenhuma colega da higienização da UTI. A equipe redobrou os cuidados já rigorosos, na limpeza completa dos ambientes onde os pacientes graves são tratados.
“Temos todo cuidado em fazer bem a higienização, para nos proteger, proteger as pessoas internadas e colegas. É um trabalho constante. Tem-se cuidado muito”.
Além da auxiliar, foram vacinados um médico, uma técnica de enfermagem, uma idosa e um indígena
Felipe Dalla Vale/Palácio Piratini
‘Estamos na linha de frente também’
Joelma foi vacinada junto com representantes de outros grupos prioritários para o início da vacinação: Eloina Gonçalves Born, de 99 anos, moradora de um residencial geriátrico; Carla Ribeiro, 32 anos, da etnia kaingang; Aline Marques da Silva, 40 anos, técnica de enfermagem; Jorge Amilton Hoher, 68 anos, médico.
Ela acha que ter uma representante do serviço de higienização entre os primeiros imunizados valorizou a categoria. “A gente tá na linha de frente também”, afirma.
Para quem se opõe a tomar a vacina, ela enfatiza: “não tem perigo nenhum, é muito importante essa vacina. É uma luz no fim do túnel que chegou pra dar esperança. Que todo mundo faça. Não tem perigo nenhum, não dói”, afirma.
Mesmo imunizada, ela seguirá com as medidas de higiene e distanciamento social. A família agora está na expectativa pela chegada da vacina para seu marido, que é segurança de hospital, e para as filhas, de 16 e 21 anos, ambas com comorbidades.
‘Essa é pela Mara Rúbia’
Joelma foi amiga da primeira profissional de saúde que faleceu pela doença no RS, a técnica de enfermagem Mara Rúbia Silva Cáceres, vítima da doença em abril, aos 44 anos. Na hora em que recebeu o imunizante, foi da amiga que a auxilia lembrou primeiro.
“Pensei ‘essa é pra Mara Rúbia, eu que higienizava o quarto dela”.
Joelma também perdeu o sogro, um primo e dois tios para o coronavírus.
As 341 mil vacinas CoronaVac, distribuídas pelo Ministério da Saúde, chegaram ao RS na noite de segunda-feira (18), e começaram a ser distribuídas para as 18 regionais de saúde na terça. Cerca de 170 mil pessoas serão imunizadas, com duas doses, entre grupos prioritários.
Veja notícias sobre vacinação no Brasil

Ultimas notícias

Voluntários produzem pães para doar a estudantes da rede pública de Taquara

Campanha começou, há três semanas, produzindo 100 pães. Com doações da comunidade, volume foi duplicado. Produção dos pães...

Hospitais gaúchos ganham 80 milhões de reais para o combate ao coronavírus

O governo do Estado repassou, nesta sexta-feira (9), R$ 80 milhões a cerca de 200 hospitais gaúchos para o custeio dos serviços ambulatoriais e...

Municípios do RS notificam Anvisa por lotes de vacina contra a Covid com menos doses do que indicado

Conselho de Secretarias Municipais da Saúde estima perda de 20 mil doses em 100 cidades. Agência afirma que...

Corujas são devolvidas à natureza após tratamento em Porto Alegre

Filhotes foram encontrados em uma rua da Zona Sul da Capital há três meses. Animal é comum em...

Veja tambem