Quando e como será a retomada das aulas presenciais no RS; veja o cronograma nas principais cidades


Governo do estado autorizou atividades presenciais em cidades participantes do sistema de cogestão do modelo de Distanciamento Controlado. Medida vale para turmas de ensino infantil e dos primeiro e segundo anos do ensino fundamental. Decreto permite volta às aulas presenciais em municípios que adotam a cogestão no RS
Com a autorização do governo do estado para a retomada de aulas presenciais, municípios do Rio Grande do Sul começaram a planejar a reabertura de escolas a partir de segunda-feira (26).
No decreto, assinado pelo governador Eduardo Leite, ficam autorizadas as atividades de educação infantil (para crianças até seis anos de idade) e nos dois primeiros anos no ensino fundamental (alunos de seis a oito anos).
Além disso, podem funcionar cursos livres, plantão para alunos dos ensinos médio técnico, superior e pós-graduação, bem como estágios obrigatórios, pesquisas de laboratório e de campo.
O G1 confirmou os cronogramas das principais cidades do RS com informações levantadas junto às prefeituras.
Regras por cidade
Porto Alegre: a Prefeitura da Capital autorizou a reabertura das escolas privadas para esta segunda-feira (26). Na rede pública municipal, a retomada das aulas presenciais deve ocorrer na próxima semana, sem data definida até a noite desta sexta (23).
Canoas: a Secretaria da Educação afirmou que as aulas presenciais só serão retomadas em Canoas se houver a derrubada da liminar judicial que impede a reabertura de escolas.
São Leopoldo: a prefeitura não autorizou a retomada das aulas presenciais nas escolas municipais e estaduais sustentando que a gravidade da pandemia, com altos índices de transmissão e UTIs lotadas, não permitem um retorno seguro de professores, estudantes e funcionários das escolas. As escolas privadas seguem determinação do decreto estadual.
Esteio: não há definição; a Secretaria da Educação do município informou que segue avaliando o tema.
Cachoeirinha: as aulas presenciais no ensino privado estarão liberadas a partir de segunda-feira (26) e, no ensino público na rede municipal, a partir de quarta (28).
Caxias do Sul: a Secretaria da Educação informou que a rede municipal não irá retomar as aulas na segunda-feira (26). As escolas privadas poderão reabrir, desde que o plano de contingência seja validado pela prefeitura.
Bento Gonçalves: as escolas particulares estão autorizadas a retornar na próxima segunda-feira (26). Já as escolas municipais retomam as atividades na quarta (28).
Santa Maria: a prefeitura seguirá a permissão do estado, autorizando a retomada das aulas. Entretanto, a rede pública municipal não deve retomar as atividades presenciais na próxima segunda-feira (26). Não há data para a reabertura das instituições municipais.
Santa Cruz do Sul: as aulas da rede municipal de ensino estão previstas para ocorrer no dia 3 de maio. A rede privada já pode reabrir as escolas.
Lajeado: escolas municipais vão reabrir na quarta-feira (28).
Pelotas: um decreto autorizou a retomada das aulas presenciais nas redes privada, estadual e federal. Escolas da rede municipal, no entanto, não estão incluídas na norma e não retornam de maneira presencial no momento.
Rio Grande: estão liberadas as atividades em escolas particulares e nas estaduais. A rede municipal seguirá o trabalho remoto das aulas.
Passo Fundo: as escolas privadas poderão abrir na segunda (26). A retomada das aulas na rede municipal ainda não foi definida. Uma reunião, também na segunda, irá definir o cronograma.
Governo do RS autorizou atividades presenciais na educação infantil e nos primeiro e segundo ano do ensino fundamental
Alex Rocha/PMPA/Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Ultimas notícias

Polícia faz operação contra fraudes no seguro DPVAT no RS; desvios podem chegar a R$ 8 milhões

Segundo as investigações, grupo criminoso agia com informantes dentro de hospitais procurando vítimas de acidentes, além de fraudar...

Enfermeiros e técnicos são os profissionais de saúde mais atingidos pela Covid no RS, aponta boletim

Quase metade dos 32 mil profissionais da saúde infectados são da área da enfermagem. Dia Internacional da Enfermagem,...

Cresce procura por atendimento psicológico no RS; veja locais que oferecem apoio gratuito ou com 'valor social'

Orientação da Secretaria Estadual da Saúde é buscar o atendimento na rede de atenção primária. Estado tem 212 unidades do Centros de...

Governo distribui 310 câmaras frias para vacinas a cidades do RS com menos de 100 mil habitantes

No total, 194 municípios serão contemplados. Primeiras 52 receberam nesta terça (11). Objetivo é aprimorar a Rede de...

Veja tambem