Presos suspeitos de integrar esquema especializado em tele-entrega de drogas no RS


Durante as investigações, polícia identificou pelo menos 48 diferentes pontos de delivery mantidos pelo grupo, muitos deles gerenciados por presos. Polícia faz operação contra tráfico de drogas na Região Metropolitana de Porto Alegre
A Polícia Civil faz, na manhã desta quarta-feira (26), uma operação contra um grupo especializado em tele-entrega de drogas na Região Metropolitana de Porto Alegre. Até as 8h20, 10 pessoas haviam sido presas. Também foram cumpridos outros 14 mandados de prisão para detentos já recolhidos no Presídio Central de Porto Alegre.
Ao todo, estão sendo cumpridas 78 ordens judiciais, sendo 41 mandados de busca e apreensão e 37 mandados de prisão em Porto Alegre, Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada e Taquara.
As investigações tiveram início em novembro de 2020. De acordo com a polícia, dezenas de pontos de tele-entrega de drogas foram desenvolvidos para atender usuários, especialmente na cidade de Gravataí. A polícia identificou pelo menos 48 locais.
“Todos [os pontos] vinculados a uma mesma facção aqui da Região Metropolitana. A base de atuação era em Gravataí. Todos eles [presos] gerentes de esquemas de tráfico de drogas, que se serviam de alguns entregadores”, destaca o delegado responsável Guilherme Calderipe.
As entregas eram feitas com motos e carros. Muitos dos locais eram gerenciados por pessoas já recolhidas ao sistema prisional.
“Alguns deles de dentro do presídio comandavam algumas teles, como eles denominam. Milhares de usuários de drogas eram atendidos por esses grupos”, diz o delegado.
Durante as investigações, a polícia realizou a apreensão de 180kg de drogas, sendo 10kg de cocaína e crack. Na época, sete pessoas foram presas na ação, realizada no dia 12 de maio.
Nesta quarta, foram apreendidas duas motos, um carro e celulares.
Polícia cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisão nesta quarta-feira (26)
Divulgação / Polícia Civil
VÍDEOS: tudo sobre o RS

Ultimas notícias

MP faz operação em penitenciária de Guaíba; agente é suspeito de comandar esquema de negociação com detentas

Agente penitenciário seria responsável por fornecer celulares a detentas, suspeitas de serem integrantes de facção criminosa. Operação...

Mulher é morta a tiros em Viamão; ex-marido é apontado como suspeito, diz polícia

Após cometer o crime, homem se jogou da nova Ponte do Guaíba, em Porto Alegre, afirma delegada. Vítima...

Família é presa por suspeita de tortura, escravidão e estupro a mulher com deficiência no RS

Ela era obrigada a trabalhar mais de 15 horas por dia sem comida e bebida e sem poder...

'Descobrir que tu está viva é fora de série', diz mulher que passou 175 dias com Covid em UTI do RS

Cristiane dos Reis Duarte, de 44 anos, foi hospitalizada em 30 de novembro do ano passado com a...

Veja tambem