Preso por tráfico internacional de pessoas chega ao RS após extradição


Homem de 30 anos estava detido em Belarus desde outubro de 2020. Jovem explorada conseguiu fugir e denunciar suspeito na Embaixada do Brasil no país europeu. Suspeito foi levado para a Superintendência da PF em Porto Alegre
Igor Grossmann/G1
A Polícia Federal concluiu, nesta quinta-feira (4), o processo de extradição de um homem preso na Europa acusado de tráfico internacional de pessoas para exploração sexual. O suspeito, de 30 anos, chegou ao Rio Grande do Sul após permanecer detido em Minsk, capital de Belarus, na Europa, desde outubro de 2020. Relembre o caso em reportagem do Fantástico, abaixo.
O homem, cuja identidade não foi revelada, foi levado do aeroporto para a Superintendência da Polícia Federal em Porto Alegre e, na sequência, encaminhado para um presídio.
A operação foi deflagrada no dia 7 de outubro de 2020. Além da prisão em Minsk, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Porto Alegre. O suspeito fazia parte da lista de “difusão vermelha” da Interpol.
O G1 apurou que o homem, natural de Florianópolis e residente em Porto Alegre, explorou de uma jovem de 18 anos em sites de vídeos pornográficos.
A mulher, natural de Lajeado, chegou a viajar com o suspeito para a Tailândia. Na escala do voo em Belarus, eles foram impedidos de seguir para o país asiático em razão das restrições motivadas pela pandemia de Covid-19.
Na capital do país europeu, o suspeito resolveu montar um estúdio e aliciar meninas. A jovem se negou a participar do esquema, e foi agredida pelo homem, além de sofrer abusos psicológicos e sexuais. Após conseguir fugir do local, a mulher procurou por ajuda na Embaixada do Brasil em Minsk.
Exclusivo: operação da Interpol prende 17 no Brasil por tráfico humano e imigração ilegal
VÍDEOS: RBS Notícias

Ultimas notícias

Governo do RS publica decreto com novas regras de distanciamento

Novo sistema prevê níveis de aviso, alerta e ação. Sem regramento próprio, Porto Alegre seguirá normas do estado...

Municípios do RS temem 'apagão' por falta de vacina contra a Covid, diz Conselho das Secretarias de Saúde

Fiocruz e Butantan anunciaram a paralisação na fabricação das vacinas Oxford/AstraZeneca e CoronaVac. Secretaria da Saúde estima que...

Operação dispersa pontos de aglomeração em Porto Alegre

Ocorrências foram registradas nos bairros Centro Histórico, Arquipélago, Cidade Baixa e Moinhos de Vento. Festa realizada em estabelecimento...

Homem de 72 anos é morto a tiros em Porto Alegre

Vítima, identificada como João Carlos Franco Cunha, de 72 anos, foi atingido por dois tiros na nuca e...

Veja tambem