Prefeitura de Porto Alegre anuncia distribuição de remédios sem eficácia comprovada contra a Covid-19


Distribuição da ivermectina, azitromicina, hidroxicloroquina e cloroquina estará restrita à apresentação de prescrição médica e assinatura de termo na rede de atenção primária do município. Imagem mostram cloroquina manipulada em laboratório
Dirceu Portugal/Fotoarena/Estadão Conteúdo
A Prefeitura de Porto Alegre publicou, em edição extra do Diário Oficial desta quinta-feira (7), nota técnica de orientação a farmacêuticos da rede de atenção primária do município sobre a distribuição de remédios sem eficácia comprovada contra a Covid-19.
A nota é assinada pelo secretário Municipal de Saúde Mauro Fett Sparta.
Segundo a prefeitura, a distribuição da ivermectina, azitromicina, hidroxicloroquina e cloroquina estará restrita à apresentação de prescrição médica e assinatura de termo de consentimento pelos pacientes.
No “Termo de Ciência, Consentimento e Orientação Farmacêutica de Hidroxicloroquina, Cloroquina, Azitromicina e/ou Ivermectina para Covid-19”, o paciente deve declarar que por livre iniciativa, aceita assumir os riscos que foram informados.
O prefeito da Capital Sebastião Melo disse em reunião do Comitê para o Enfrentamento à Covid-19 na tarde desta sexta (8), que já fez o pedido dos ‘kits Covid’ para o Ministério da Saúde.
“Pedidos já foram feitos. Estamos aguardando que o governo federal disponibilize o mais rápido possível”.
O presidente Jair Bolsonaro defende o uso da cloroquina como tratamento da Covid-19, embora estudos no Brasil e nos Estados Unidos, além de artigos publicados na revista científica “Nature”, mostrem que o medicamento não tem eficácia contra a doença, provocada pelo coronavírus.
Nota técnica da Prefeitura de Alegre orientando farmacêuticos
Reprodução / Diário Oficial
VÍDEOS: RBS Notícias

Ultimas notícias

Voluntários produzem pães para doar a estudantes da rede pública de Taquara

Campanha começou, há três semanas, produzindo 100 pães. Com doações da comunidade, volume foi duplicado. Produção dos pães...

Hospitais gaúchos ganham 80 milhões de reais para o combate ao coronavírus

O governo do Estado repassou, nesta sexta-feira (9), R$ 80 milhões a cerca de 200 hospitais gaúchos para o custeio dos serviços ambulatoriais e...

Municípios do RS notificam Anvisa por lotes de vacina contra a Covid com menos doses do que indicado

Conselho de Secretarias Municipais da Saúde estima perda de 20 mil doses em 100 cidades. Agência afirma que...

Corujas são devolvidas à natureza após tratamento em Porto Alegre

Filhotes foram encontrados em uma rua da Zona Sul da Capital há três meses. Animal é comum em...

Veja tambem