Projeto prevê 35 anos de concessão dos espaços ao consórcio Gam3 Park. Investimentos devem chegar a R$ 31 milhões. Trecho 1 da Orla do Guaíba, revitalizado em 2018
Divulgação/Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre
O contrato de concessão do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, mais conhecido como Harmonia, e do trecho 1 da Orla do Guaíba foi assinado nesta quinta-feira (11) entre a Prefeitura de Porto Alegre e o consórcio Gam3 Parks, formado pelo Grupo Austral e a 3 M Eventos, vencedora do edital.
O contrato prevê 35 anos de gestão e operação pelo conjunto de empresas. Deverão ser investidos mais de R$ 280 milhões ao longo do contrato, com 1,5% do faturamento revertido ao município. Segundo a prefeitura, 500 empregos devem ser gerados.
A concessionária deve entregar um plano operacional a ser encaminhado à prefeitura para aprovação. O projeto também precisa ser validado pelo setor técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade.
Os permissionários dos bares do trecho 1 da Orla do Guaíba deverão assinar contrato com a nova concessionária, etapa que é necessária para início da concessão. A operação também deve aguardar o fim de medidas restritivas na cidade devido à Covid-19, norma prevista em contrato.
O diretor-presidente da concessionária, Vinicius Garcia, apresentou os principais atrativos pensados para o Parque Harmonia, entre áreas para realização de eventos, museu, parque, churrasqueiras para utilização gratuita e uma rua, chamada Rua da Harmonia, com mais de 50 lojas e restaurantes. Segundo ele, o Harmonia deve ser um “parque temático”.
Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Harmonia, sedia o Acampamento Farroupilha
Brayan Martins/ PMPA
Eventos ficam mantidos
Os três eventos que ocorrem tradicionalmente no Parque Harmonia — Acampamento Farroupilha, Rodeio de Porto Alegre e Acampamento Indígena — estão previstos no contrato.
A prefeitura aponta que eles terão melhores condições para serem realizados, com a disponibilização da estrutura de água e luz, sanitários e recolhimento de resíduos. Os grupos participantes de cada um dos eventos, por sua vez, desembolsarão apenas os valores referentes ao uso dos serviços de infraestrutura oferecidos.
VÍDEOS: Tudo sobre RS
Prefeitura assina contrato de concessão do Parque da Harmonia e de trecho da orla em Porto Alegre
Veja tambem