Posto de saúde é reaberto em Porto Alegre após decisão judicial


De acordo com a prefeitura, outras três unidades de saúde passarão por reformas para terem o atendimento retomado. Prefeitura reabre quatro postos de saúde em Porto Alegre
A Prefeitura de Porto Alegre reabriu, nesta quarta-feira (13), a Unidade de Saúde Vila Elizabeth, que é um dos quatro postos que foram fechados no fim do ano passado na Capital. A medida foi tomada para atender a uma decisão judicial.
Em 7 de dezembro, as Unidades de Saúde Jenor Jarros, Pitinga, Laranjeiras e Vila Elizabeth foram fechadas e os atendimentos foram transferidos para outros postos.
No entanto, 10 dias depois, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, atendendo a um pedido do Ministério Público, determinou que a prefeitura deveria reabrir as quatro unidades de saúde que foram fechadas após funcionários do Imesf receberem rescisões de contratos de trabalho.
A Unidade de Saúde Vila Elizabeth fica no bairro Rubem Berta, na Zona Norte de Porto Alegre. Segundo o município, a estrutura conta com 163 m², atendendo uma população de 3,4 mil pessoas, com equipe de três médicas, enfermeiras, técnicas de enfermagem e agentes de saúde.
Conforme a prefeitura, na semana passada, o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, visitou o prédio para avaliar a estrutura.
“Conversamos com a comunidade, que solicitou a reabertura do serviço. Hoje [quarta] estamos reativando a estrutura para fornecer atendimento à população”, afirma.
De acordo com a prefeitura, as outras três unidades de saúde passarão por reformas para terem o atendimento retomado. Segundo Sparta, esses locais necessitam de reparos e realização de intervenções, que podem levar até 60 dias, para que os prédios tenham condições de receber usuários para atendimento.
Moradores e funcionários enfeitaram entrada do posto para comemorar reabertura
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Jornal do Almoço

Ultimas notícias

Polícia faz operação contra fraudes no seguro DPVAT no RS; desvios podem chegar a R$ 8 milhões

Segundo as investigações, grupo criminoso agia com informantes dentro de hospitais procurando vítimas de acidentes, além de fraudar...

Enfermeiros e técnicos são os profissionais de saúde mais atingidos pela Covid no RS, aponta boletim

Quase metade dos 32 mil profissionais da saúde infectados são da área da enfermagem. Dia Internacional da Enfermagem,...

Cresce procura por atendimento psicológico no RS; veja locais que oferecem apoio gratuito ou com 'valor social'

Orientação da Secretaria Estadual da Saúde é buscar o atendimento na rede de atenção primária. Estado tem 212 unidades do Centros de...

Governo distribui 310 câmaras frias para vacinas a cidades do RS com menos de 100 mil habitantes

No total, 194 municípios serão contemplados. Primeiras 52 receberam nesta terça (11). Objetivo é aprimorar a Rede de...

Veja tambem