Porto Alegre tem fila durante a madrugada para aplicação da 2ª dose de CoronaVac em atraso


São vacinadas pessoas com 60 anos ou mais em 12 unidades de saúde e três drive-thrus. Psicólogo Thomas Becker chegou às 18h de quarta (19) com uma kombi adaptada para guardar lugar para a mãe. Vacina contra Covid-19 em Porto Alegre: veja quem pode ser vacinado hoje e o que fazer
Moradores de Porto Alegre fizeram longas filas, durante a noite de quarta (19) e madrugada desta quinta-feira (20), em pontos de vacinação contra a Covid-19 para receber a segunda dose em atraso da Coronavc. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por volta de 5h, fez 9,5ºC na Capital. A prefeitura iniciou nesta quinta a vacinação de pessoas com 60 anos ou mais.
No posto do IAPI, a aposentada Laci Gonçalves chegou à meia-noite com o marido. Ela estava com a vacinação atrasada há duas semanas. “Com medo, né, diz que não ia ter dose suficiente. Pra garantir”, disse.
A aposentada Marilene Zanfonato também pegou fila para fazer a imunização. “Vale a pena porque garante a segunda dose. A gente sente tanta instabilidade em relação à vacinação que a gente prefere fazer um sacrifício de chegar bem cedo aqui pra garantir a segunda dose, garantir a vacinação”.
Foram registradas longas filas também na Unidade de Saúde Santa Marta e no Posto Modelo.
Fila no drive-thru da PUC durante a noite em Porto Alegre
Reprodução / RBS TV
A aposentada Maria de Fátima da Silva deveria ter recebido a 2ª dose em 28 de abril. Ela era uma das últimas da fila no Posto Modelo quando os portões abriram, às 8h.
“Eu acho que não tem necessidade, mas como a gente fica com medo de faltar, eu vim cedo. Mas assim, podia ser por exemplo, 64 [anos] hoje, 63 amanhã, depois vai indo. Mas não precisar fazer tudo em um dia só porque começa a amontoar de gente”.
A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre informou que, mesmo com a entrega de 37.590 doses, conforme a SES, não será possível completar a imunização de quem está com o reforço atrasado. A prefeitura não informou quantas doses seriam necessárias para vacinar todos que aguardam pela Coronavac.
Cidades do RS afirmam que remessa de CoronaVac não é suficiente para aplicar 2ª dose em atrasados
A RBS TV também registrou grandes filas nos drive-thrus do Barra Shopping Sul, do Big da Sertório e da PUC-RS.
Fila com conforto
No drive-thru montado no estacionamento da PUC-RS, o psicólogo Thomas Becker chegou às 18h de quarta-feira (19) para guardar lugar para a mãe, que está com a vacinação atrasada há mais de 20 dias.
Ele dormiu em uma kombi adaptada para garantir maior conforto. “Esperando a mãe com um cafezinho pronto. Super confortável”, diz.
A mãe de Thomas, a aposentada Danitsa Becker, chegou na fila por volta das 7h30. “Aguardando ansiosa essa segunda dose. [Atrasada] desde 6 de maio”, conta.
Sobre o gesto do filho, ela se orgulha. “Sabe aquela coisa do amor incondicional? E reciprocidade de afeto. Estou lisonjeada e orgulhosa desse filho”.
Danitsa Becker recebendo a 2ª dose que estava em atraso
Reprodução / RBS TV
Kombi adaptada que passou noite na fila em Porto Alegre
Reprodução / RBS TV
VÍDEOS: tudo sobre o RS

Ultimas notícias

MP faz operação em penitenciária de Guaíba; agente é suspeito de comandar esquema de negociação com detentas

Agente penitenciário seria responsável por fornecer celulares a detentas, suspeitas de serem integrantes de facção criminosa. Operação...

Mulher é morta a tiros em Viamão; ex-marido é apontado como suspeito, diz polícia

Após cometer o crime, homem se jogou da nova Ponte do Guaíba, em Porto Alegre, afirma delegada. Vítima...

Família é presa por suspeita de tortura, escravidão e estupro a mulher com deficiência no RS

Ela era obrigada a trabalhar mais de 15 horas por dia sem comida e bebida e sem poder...

'Descobrir que tu está viva é fora de série', diz mulher que passou 175 dias com Covid em UTI do RS

Cristiane dos Reis Duarte, de 44 anos, foi hospitalizada em 30 de novembro do ano passado com a...

Veja tambem