Porto Alegre tem 22% a mais de serviços funerários em 15 dias do que em todo março de 2020

Com metade do mês, Capital já registrou 1.015 enterros e cremações. Nos 31 dias de março do ano passado foram 826. Média trimestral já superou o mesmo período anterior em quase 30%. Em apenas metade do mês, Porto Alegre já teve 22,8% a mais de serviços funerários do que em todo março de 2020, aponta levantamento da Central de Atendimento Funerário da Capital (CAF).
Nos primeiros 15 dias deste mês, foram feitos 1.015 enterros e cremações na Capital. Em todo mês de março do ano passado foram 826.
Se ampliarmos para todo o primeiro trimestre, o avanço é ainda maior: 29,7%. Foram 838, em média, nos três primeiros meses de 2020 ante a 1.087 de janeiro a março de 2021. Uma média bem superior, inclusive, do que todos os anos anteriores. (Veja o gráfico abaixo)
Em comparação com fevereiro, são 128 casos a menos apenas. Ou seja, em 28 dias do mês passado, foram registrados 1.143 enterros e, em apenas 15 dias deste mês, já foram computados 88% dos óbitos totais.
O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Funerários do Rio Grande do Sul (Sesf-RS), Valdir Gomes Machado, diz que é perceptível o aumento considerável nos últimos 30 dias, principalmente nos serviços envolvendo vítimas da Covid-19.
“A gente fica sensibilizado, impactado. Há também o fato de estarmos na linha frente, o que sempre preocupa”, comenta.
Conforme o presidente do Sesf-RS, o serviço funerário é de âmbito municipal, ou seja, pode haver regramentos distintos de uma cidade para outra. No geral, os protocolos sanitários são os mesmos do início da pandemia, com algumas flexibilizações pontuais.
“O que se tem é uma atenção redobrada para seguir esses protocolos, que resulta na necessidade de mais investimentos por parte das empresas, tanto em treinamento da equipe quanto na aquisição de EPIs e insumos”, diz Valdir.
O levantamento da CAF é independente dos boletins da Secretaria Estadual da Saúde, que divulgaram mais 502 mortes nesta terça — 82 apenas na Capital. Porém, confirmam o crescimento exponencial dos últimos dias.

Initial plugin text

Ultimas notícias

Voluntários produzem pães para doar a estudantes da rede pública de Taquara

Campanha começou, há três semanas, produzindo 100 pães. Com doações da comunidade, volume foi duplicado. Produção dos pães...

Hospitais gaúchos ganham 80 milhões de reais para o combate ao coronavírus

O governo do Estado repassou, nesta sexta-feira (9), R$ 80 milhões a cerca de 200 hospitais gaúchos para o custeio dos serviços ambulatoriais e...

Municípios do RS notificam Anvisa por lotes de vacina contra a Covid com menos doses do que indicado

Conselho de Secretarias Municipais da Saúde estima perda de 20 mil doses em 100 cidades. Agência afirma que...

Corujas são devolvidas à natureza após tratamento em Porto Alegre

Filhotes foram encontrados em uma rua da Zona Sul da Capital há três meses. Animal é comum em...

Veja tambem