Porto Alegre divulga plano de vacinação; primeira fase deve imunizar mais de 51 mil pessoas


Idosos moradores em ILPI e profissionais de saúde estão no primeiro grupo que deve começar a ser imunizado na terça (19). Vacinação inicia nesta terça-feira (19) em Porto Alegre, segundo prefeitura
Alex Rocha/Prefeitura de Porto Alegre
Porto Alegre divulgou nesta segunda-feira (18) o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. O governo do Rio Grande do Sul anunciou que estão previstos 51,6 mil imunizantes para a primeira dose dos moradores da Capital.
As vacinas para a segunda dose ficarão com o governo estadual, como reserva.
Após atraso em SP, voo com lote de vacinas contra a Covid-19 deve chegar à noite no RS
Vacinação contra a Covid-19 começa nesta segunda-feira no RS, afirma governador
‘Em 24 horas, todas as regiões receberão a sua parcela’, diz Leite sobre vacina contra Covid-19
O município prevê quatro etapas de vacinação, começando pelos grupos prioritários, como idosos asilados e profissionais da linha de frente do combate ao coronavírus.
A continuidade da aplicação das doses depende das próximas fases do Plano Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúdo, que fornece as vacinas aos municípios.
Segundo a prefeitura, o objetivo é aplicar 600 mil doses, na medida em que os imunizantes cheguem na Capital, para concluir a primeira etapa, que será divida em fases. Veja as fases previstas abaixo.
Equipes extramuros
Na terça-feira (19), a prefeitura diz que começa a distribuição das vacinas e insumos direcionados às equipes de vacinação extramuros, ou seja, de servidores da Secretaria de Saúde que atendem em locais externos, como lares de idosos e clínicas geriátricas.
Também haverá uma capacitação em hospitais para aplicação do imunizante em seus profissionais que atuam UTIs. Eles serão vacinados nos próprios locais de trabalho.
Idosos em instituições de longa permanência (ILPIs), pessoas com deficiências, acamados, indígenas e quilombolas serão imunizados por equipes da secretaria, que irão até os locais onde eles estiverem, mediante agendamento.
Não haverá vacinação em postos de saúde no momento. À medida em que as doses chegarem, os locais serão definidos, até alcançarem 24 postos.
A prefeitura informa que firmará parcerias com redes privadas de farmácias e montará drive-thrus para atendimento.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), afirma que a cidade está preparada para a vacina, mas que as medidas de segurança ainda devem ser mantidas.
“Acreditamos que este é o caminho para salvar vidas e a economia. A vacina reduz a mortalidade e o agravamento da doença, mas não a transmissão. Por isso, é fundamental que a população siga respeitando as medidas de distanciamento e prevenção”, diz.
“Pedimos a compreensão da população para que não vá a unidades de saúde em busca da vacina. A campanha será por fases e atenderá inicialmente esses grupos prioritários”, afirma o secretário de Saúde, Mauro Sparta.
Como será a vacinação por fases
FASE 1
Público-alvo: pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; trabalhadores da saúde; população indígena; população quilombola e idosos acima de 75 anos
Profissionais de UTIs dos hospitais – aplicação pelos próprios hospitais
ILPI, pessoas com deficiências, acamados e quilombolas – aplicação por equipes extramuros de vacinação externa da Secretaria Municipal de Saúde
Indígenas acima de 18 anos – aplicação por equipes extramuros de vacinação externa da Secretaria de Saúde
Demanda espontânea (em 24 unidades de referência – no segundo recebimento de doses)
Profissionais dos pronto-atendimentos e unidades de saúde
Idosos acima de 75 anos
Demais profissionais da saúde
FASE 2
Público-alvo: Pessoas entre 60 e 74 anos de idade
FASE 3
Público-alvo: Pacientes com comorbidades
FASE 4
Público-alvo: trabalhadores da educação; forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; população em situação de rua; pessoas com deficiência permanente severa; transportadores rodoviários de carga; trabalhadores do transporte coletivo
VÍDEOS: RBS Notícias
Initial plugin text

Ultimas notícias

Operação dispersa pontos de aglomeração em Porto Alegre

Ocorrências foram registradas nos bairros Centro Histórico, Arquipélago, Cidade Baixa e Moinhos de Vento. Festa realizada em estabelecimento...

Homem de 72 anos é morto a tiros em Porto Alegre

Vítima, identificada como João Carlos Franco Cunha, de 72 anos, foi atingido por dois tiros na nuca e...

Museus recebem visitantes com hora marcada no RS; saiba como agendar

Reabertos após período de restrições, os museus históricos e artísticos da Capital e interior do estado organizam as...

Cidades do RS registram fila para vacinação contra Covid neste sábado

Em Porto Alegre e Sapiranga, por exemplo, pessoas aguardavam a imunização desde a sexta-feira (14). Fila para...

Veja tambem