Porto Alegre começa nesta segunda a vacinar mulheres de 58 anos sem comorbidades


De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, profissionais de educação que trabalham em escolas privadas de ensino fundamental também podem se vacinar a partir de segunda (7). Prefeitura espera apresentar calendário para demais grupos de professores ainda nesta semana. Vacinação contra a Covid começa a ser destinada ao público em geral em Porto Alegre
Maria Ana Krack/PMPA
A partir desta segunda-feira (7), mulheres de 58 anos sem comorbidades poderão se vacinar contra o coronavírus em Porto Alegre, segundo a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Carolina Schirmer.
Além desse grupo, a prefeitura também vai ampliar a imunização para profissionais de escolas privadas de ensino fundamental. Conforme Schirmer, o município pretende divulgar o calendário para os demais grupos da educação durante a semana.
“A gente vai agora avançando, nos próximos dias, ensino médio, profissionalizantes, até chegar no ensino superior, que a gente pretende ainda nessa semana já ter um calendário para eles, para conseguir vaciná-los”, disse.
De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, 530.201 pessoas já receberam a primeira dose do imunizante na cidade. O número equivale a 48% da população vacinável, ou seja, quem tem 18 anos ou mais. Já a segunda dose já foi aplicada em 314.464 pessoas (28,5%).
Vacinação atrasada
A SMS calcula que 20 mil pessoas que já poderiam receber a segunda aplicação das vacinas Oxford/AstraZeneca e Pfizer estão com a imunização atrasada.
Outras 15 mil pessoas aguardam o reforço da CoronaVac. Segundo a diretora, as equipes de saúde estão fazendo contato por telefone com quem não tomou a segunda dose
“Às vezes, as pessoas podem tomar em outro município ou, enfim, acabam se mudando, tem situações diversas. Mas encontramos ainda muitas pessoas que não procuram e estão na cidade, porque acham que a primeira dose é suficiente, que acabam esquecendo. A gente acaba fazendo essa busca ativa”, afirmou.
Neste domingo (6), a vacinação foi oferecida na unidade móvel da SMS, estacionada junto ao Banco de Alimentos, no bairro Sarandi, Zona Norte da Capital. A movimentação foi tranquila durante a manhã.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Ultimas notícias

MP faz operação em penitenciária de Guaíba; agente é suspeito de comandar esquema de negociação com detentas

Agente penitenciário seria responsável por fornecer celulares a detentas, suspeitas de serem integrantes de facção criminosa. Operação...

Mulher é morta a tiros em Viamão; ex-marido é apontado como suspeito, diz polícia

Após cometer o crime, homem se jogou da nova Ponte do Guaíba, em Porto Alegre, afirma delegada. Vítima...

Família é presa por suspeita de tortura, escravidão e estupro a mulher com deficiência no RS

Ela era obrigada a trabalhar mais de 15 horas por dia sem comida e bebida e sem poder...

'Descobrir que tu está viva é fora de série', diz mulher que passou 175 dias com Covid em UTI do RS

Cristiane dos Reis Duarte, de 44 anos, foi hospitalizada em 30 de novembro do ano passado com a...

Veja tambem