Porto Alegre abre centro de atendimento para refugiados e imigrantes


Unidade é formada por advogado, psicólogo, assistente social, entre outros profissionais. Prefeitura estima que 30 mil imigrantes vivam na cidade, sendo a maioria haitianos. Centro de Referência ao Imigrante de Porto Alegre inicia atendimentos nesta segunda
A prefeitura de Porto Alegre inaugurou, nesta segunda-feira (5), o Centro de Referência ao Imigrante. O espaço vai oferecer atendimento social a estrangeiros que vivem na cidade. [Veja endereço e formas de contato abaixo].
A unidade projeta realizar 450 atendimentos por mês, com uma equipe formada por um advogado, um psicólogo, um assistente social, dois mediadores comunitários e um coordenador.
Conforme estudo do município, 30 mil pessoas de outros países vivem na Capital do RS atualmente. Metade do grupo é composto por refugiados vindos de países como Haiti, Senegal e Venezuela.
Os haitianos, inclusive, formam a maior comunidade estrangeira, conforme cadastro do Centro Ítalo-Brasileiro de Assistência e Instrução aos Migrantes (Cibai), sediado em Porto Alegre.
O centro é vinculado ao Diretório de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). O titular da pasta, Léo Voigt, afirma que o projeto permitirá a inclusão social das comunidades estrangeiras na cidade.
“O Centro de Referência para Imigrantes possibilitará o atendimento de forma planejada e focada nas necessidades dessa população. Permitirá também a construção de novos projetos para promover a inclusão social dos imigrantes e refugiados em Porto Alegre, além de integrar melhor os serviços municipais e federais neste setor”, diz.
O espaço será gerido pela Organização Social Civil Sempre Mulher – Instituto de Pesquisa e Intervenção sobre Relações Raciais. A entidade firmou um contrato com o município, no qual são previstos investimentos de R$ 289,9 mil divididos em 12 parcelas. Os recursos são oriundos de convênio da SMDS com o Ministério da Justiça.
Centro de Referência ao Imigrante:
Endereço: Rua dos Andradas, 1643, 4º andar (Centro Histórico)
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h
Telefones: (51) 3289-2058, 3289-2065 e 3289-2067
Refugiados venezuelanos acolhidos, em Porto Alegre, no ano de 2018
Eduardo Beleske/PMPA/Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Ultimas notícias

Voluntários produzem pães para doar a estudantes da rede pública de Taquara

Campanha começou, há três semanas, produzindo 100 pães. Com doações da comunidade, volume foi duplicado. Produção dos pães...

Hospitais gaúchos ganham 80 milhões de reais para o combate ao coronavírus

O governo do Estado repassou, nesta sexta-feira (9), R$ 80 milhões a cerca de 200 hospitais gaúchos para o custeio dos serviços ambulatoriais e...

Municípios do RS notificam Anvisa por lotes de vacina contra a Covid com menos doses do que indicado

Conselho de Secretarias Municipais da Saúde estima perda de 20 mil doses em 100 cidades. Agência afirma que...

Corujas são devolvidas à natureza após tratamento em Porto Alegre

Filhotes foram encontrados em uma rua da Zona Sul da Capital há três meses. Animal é comum em...

Veja tambem