Ocupação de leitos de UTI no RS chega a 110% neste sábado


Lotação reduziu um pouco em relação a sexta, quando a ocupação chegava a 111%. Estado tem 3.614 pessoas internadas até o início da tarde. UTI lotada no Hospital de Clínicas, de Porto Alegre.
Silvio Avila/Divulgação
O RS chegou ao 19º dia de superlotação de UTIs registrando 110% de ocupação dos leitos disponíveis no estado, neste sábado (20). Segundo o mapa de leitos da Secretaria de Saúde, 3.614 pessoas estavam internadas. O total de leitos intensivos no estado é de 3.261.
O índice é um pouco menos do que o registrado no dia anterior, 111%. O RS vem excedendo o total de capacidade com a alta na demanda, o que fez com que o plano de contingência hospitalar, estabelecido no início da pandemia, fosse ativado. Ele permite que vagas emergenciais sejam abertas em áreas ociosas, salas de recuperação e blocos cirúrgicos, para pacientes de Covid.
Assim, há mais pacientes críticos do que leitos de UTI efetivamente operando.
Entenda: Por que o RS atende mais de 100% da capacidade de UTIs
Do total de leitos ocupados, 72% (2.621) está com Covid, 27% (857) não está com a doença e 3.7% (133) tem suspeita da doença.
Os leitos particulares estão muito acima do limite de ocupação: 141%, com 1.298 pacientes e 919 leitos. Entre o SUS, a lotação é menor: 98,9%, com 2.342 vagas e 2.316 internados.
Entre as regiões Covid, oito estão com leitos SUS com mais de 100%: Palmeira das Missões, Caxias do Sul, Lajeado, Novo Hamburgo, Canoas, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Cachoeira do Sul.
E o total de UTI privadas ultrapassa o total em 12 regiões: Ijuí, Passo Fundo, Cruz Alta, Caxias do Sul, Lajeado, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Canoas, Porto Alegre, Uruguaiana, Pelotas e Cachoeira do Sul.
Em Porto Alegre, a ocupação é de 122%, com 1.312 pacientes para 1.067 vagas. Tanto a rede pública quanto a privada estão superlotadas.
Entenda como está a situação da falta de leitos de UTI no RS
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Initial plugin text

Ultimas notícias

Menino de dois anos morre após incêndio em casa de Sapucaia do Sul, dizem Bombeiros

Ocorrência foi registrada na tarde de sábado (10). Segundo comandante dos Bombeiros da cidade, fogo teria iniciado em...

Fórum da Liberdade começa nesta segunda em Porto Alegre

Evento online e gratuito reúne 26 palestrantes, entre eles o vice-presidente Hamilton Mourão e o ex-presidente Michel Temer. Começa, nesta aegunda-feira (12),...

RS tem 92% de ocupação de leitos de UTI; são 11 dias de operação abaixo do teto

Hospitais do estado registram 257 vagas abertas para atendimento de pacientes críticos. Das 3.154 pessoas internadas em terapia...

Cidades registram manifestações contra decisão do STF que autorizou estados e municípios a restringir cultos e missas presenciais

'Marcha da Família Cristã pela Liberdade' ocorreu neste domingo (11). Neste domingo (11), grupos cristãos realizaram "Marcha da...

Veja tambem