Novos secretários da Agricultura e do Turismo tomam posse no RS


Silvana Covatti (PP) assume a Agricultura no lugar do filho, deputado federal Covatti Filho (PP), enquanto o suplente do parlamentar, Ronaldo Santini (PTB), será o secretário do Turismo. Ronaldo Santini, governador Eduardo Leite e Silvana Covatti durante posse no Palácio Piratini, em Porto Alegre
Gustavo Mansur/Palácio Piratini/Divulgação
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leire (PSDB), deu posse a dois novos secretários nesta terça-feira (30). A deputada estadual Silvana Covatti (PP) assume a Secretaria da Agricultura, enquanto o deputado federal Ronaldo Santini (PTB) passa a comandar a Secretaria do Turismo.
Até então, a pasta da Agricultura era liderada pelo deputado federal Covatti Filho (PP), filho de Silvana. Com a volta do parlamentar à Câmara dos Deputados, Santini, que era o suplente, ficaria sem mandato.
Segundo o gabinete de Silvana Covatti na Assembleia Legislativa, a deputada deve ser substituída por Marcus Vinicius Vieira de Almeida (PP), atual diretor-presidente do Ipe Saúde. Antes, no entanto, a secretária de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker (PTB), ficará temporariamente na vaga da parlamentar.
O Turismo era comandado pelo suplente de deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (DEM). No entanto, o filho do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, deixou o governo Leite para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, na gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB).
Desafios
O governador Eduardo Leite destacou, na posse dos secretários, as dificuldades enfrentadas pelos dois setores durante a pandemia.
“A pandemia e também a estiagem impuseram muitas dificuldades aos produtores rurais e, indiretamente, à toda a economia gaúcha, que é baseada no agronegócio. Quanto ao turismo, o setor que mais sofre certamente neste momento, já que é a natureza da atividade atrair e aglomerar pessoas, o que não é recomendável, também merece uma atenção especial do nosso governo”, disse.
Silvana Covatti afirmou que um dos focos de seu trabalho será dar continuidade à gestão do filho, quando o RS avançou no reconhecimento de área livre de febre aftosa. Já Santini propôs a retomada de atividades turísticas com segurança, de forma gradativa e permanente.
Há duas semanas, uma reportagem da RBS TV mostrou que Covatti Filho mantinha um escritório político em Porto Alegre pago com a cota parlamentar de Ronaldo Santini. Ambos negaram irregularidades e afirmaram que utilizam a sala de modo compartilhado.
As duas mudanças no governo de Eduardo Leite não foram as únicas deste mês. No dia 9 de março, o chefe do Executivo do RS deu posse a cinco novos secretários, entre eles a nova titular da Educação, Raquel Teixeira.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Ultimas notícias

Menino de dois anos morre após incêndio em casa de Sapucaia do Sul, dizem Bombeiros

Ocorrência foi registrada na tarde de sábado (10). Segundo comandante dos Bombeiros da cidade, fogo teria iniciado em...

Fórum da Liberdade começa nesta segunda em Porto Alegre

Evento online e gratuito reúne 26 palestrantes, entre eles o vice-presidente Hamilton Mourão e o ex-presidente Michel Temer. Começa, nesta aegunda-feira (12),...

RS tem 92% de ocupação de leitos de UTI; são 11 dias de operação abaixo do teto

Hospitais do estado registram 257 vagas abertas para atendimento de pacientes críticos. Das 3.154 pessoas internadas em terapia...

Cidades registram manifestações contra decisão do STF que autorizou estados e municípios a restringir cultos e missas presenciais

'Marcha da Família Cristã pela Liberdade' ocorreu neste domingo (11). Neste domingo (11), grupos cristãos realizaram "Marcha da...

Veja tambem