Silvana Covatti (PP) assume a Agricultura no lugar do filho, deputado federal Covatti Filho (PP), enquanto o suplente do parlamentar, Ronaldo Santini (PTB), será o secretário do Turismo. Ronaldo Santini, governador Eduardo Leite e Silvana Covatti durante posse no Palácio Piratini, em Porto Alegre
Gustavo Mansur/Palácio Piratini/Divulgação
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leire (PSDB), deu posse a dois novos secretários nesta terça-feira (30). A deputada estadual Silvana Covatti (PP) assume a Secretaria da Agricultura, enquanto o deputado federal Ronaldo Santini (PTB) passa a comandar a Secretaria do Turismo.
Até então, a pasta da Agricultura era liderada pelo deputado federal Covatti Filho (PP), filho de Silvana. Com a volta do parlamentar à Câmara dos Deputados, Santini, que era o suplente, ficaria sem mandato.
Segundo o gabinete de Silvana Covatti na Assembleia Legislativa, a deputada deve ser substituída por Marcus Vinicius Vieira de Almeida (PP), atual diretor-presidente do Ipe Saúde. Antes, no entanto, a secretária de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker (PTB), ficará temporariamente na vaga da parlamentar.
O Turismo era comandado pelo suplente de deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (DEM). No entanto, o filho do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, deixou o governo Leite para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, na gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB).
Desafios
O governador Eduardo Leite destacou, na posse dos secretários, as dificuldades enfrentadas pelos dois setores durante a pandemia.
“A pandemia e também a estiagem impuseram muitas dificuldades aos produtores rurais e, indiretamente, à toda a economia gaúcha, que é baseada no agronegócio. Quanto ao turismo, o setor que mais sofre certamente neste momento, já que é a natureza da atividade atrair e aglomerar pessoas, o que não é recomendável, também merece uma atenção especial do nosso governo”, disse.
Silvana Covatti afirmou que um dos focos de seu trabalho será dar continuidade à gestão do filho, quando o RS avançou no reconhecimento de área livre de febre aftosa. Já Santini propôs a retomada de atividades turísticas com segurança, de forma gradativa e permanente.
Há duas semanas, uma reportagem da RBS TV mostrou que Covatti Filho mantinha um escritório político em Porto Alegre pago com a cota parlamentar de Ronaldo Santini. Ambos negaram irregularidades e afirmaram que utilizam a sala de modo compartilhado.
As duas mudanças no governo de Eduardo Leite não foram as únicas deste mês. No dia 9 de março, o chefe do Executivo do RS deu posse a cinco novos secretários, entre eles a nova titular da Educação, Raquel Teixeira.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Novos secretários da Agricultura e do Turismo tomam posse no RS
Veja tambem