Nova remessa de 193,2 mil vacinas contra Covid-19 começa a ser distribuída aos municípios do RS


Doses chegaram ao estado na manhã de domingo (7). Com isso, estado iniciará a segunda fase de imunização, incluindo idosos acima de 85 anos, além de ampliar a cobertura dos profissionais da saúde. Vacinas estão sendo distribuídas aos municípios na manhã desta segunda
Divulgação/BM
Um novo lote de vacinas contra a Covid-19 começou a ser distribuído aos municípios do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (8). A nova remessa de 193,2 mil doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, chegou ao estado na manhã de domingo (7).
Com esta quarta remessa de vacinas contra a Covid-19 enviada pelo Ministério da Saúde (MS), o governo do estado iniciará a segunda fase de imunização, incluindo idosos acima de 85 anos, além de ampliar a cobertura dos profissionais da saúde.
A distribuição das vacinas para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) segue com a mesma logística utilizada nas outras vezes, com apoio aéreo e terrestre. A previsão é de que todas as coordenadorias estejam em posse dos frascos no início da tarde de segunda.
Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Santa Cruz, Lajeado, Osório e a Secretaria Municipal de Saúde da Capital têm prevista a retirada das doses por via terrestre. As demais serão distribuídas com aeronaves da Brigada Militar e da Polícia Civil.
Na manhã desta segunda, a Brigada Militar informou que está apoiando o transporte com o avião King Air do Batalhão de Aviação da BM. A previsão é de que a aeronave saia de Porto Alegre rumo a Caxias do Sul, depois vai para Erechim, segue para Palmeira das Missões, depois para Santo Ângelo, Bagé, Pelotas e, por fim, retorna à Capital.
Idosos e profissionais da saúde
A expectativa, com a nova remessa, é vacinar 43% dos idosos com 85 anos ou mais (cerca de 150 mil pessoas) e, ainda, atingir 78% do grupo de profissionais da saúde (mais 44,3 mil doses para esses trabalhadores).
A região do Litoral receberá a quantidade equivalente para vacinar 100% das pessoas da faixa-etária desta fase, levando em consideração um grande volume de idosos que está com residência na praia, até mesmo em função do verão e da pandemia.
Diferentemente da primeira remessa de vacinas recebidas, todas as 193,2 mil doses serão repassadas e utilizadas para a primeira aplicação, sem reserva pelo Estado.
“Estamos seguros de receber doses suficientes em tempo hábil para a segunda aplicação de todos que receberem a primeira”, explicou a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Cynthia Molina Bastos.
Cabem às prefeituras organizar a aplicação das doses e divulgar aos moradores como ocorrerá o processo em cada município, seja de forma presencial nas unidades de saúde, por drive-thru ou outro formato.
A recomendação da Secretaria da Saúde (SES) é para que seja feito um pré-cadastro da população-alvo e, se possível, com agendamento prévio, de forma a evitar aglomeração nos locais de vacinação e também desperdício, já que cada frasco-ampola da CoronaVac contém dez doses que devem ser aplicadas de forma sequencial e imediata.
Além disso, a SES reforça a necessidade de cadastrar cada dose aplicada no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e no formulário de controle do Estado.
VÍDEOS: Bom Dia Rio Grande

Ultimas notícias

Governo do RS substituiu classificação de bandeiras por emissão de alertas para o monitoramento da pandemia

Dados regionais serão analisados e, caso GT de saúde perceba tendências de agravamento, governo emitirá alertas. Municípios deverão...

RS tem aumento de 55% em feminicídios em abril de 2021

Levantamento da Secretaria de Segurança Pública do estado compara os dados com o mesmo período do ano passado....

RS tem queda nos casos de latrocínio e homicídio em abril

Enquanto houve redução nos índices de crimes contra a vida, estado viu crescer número de ataques a banco....

Universidade cria campanha para arrecadar alimentos em São Leopoldo; saiba como doar

Unisinos pretende arrecadar recursos para a compra de 2 mil cestas básicas. É possível doar dinheiro por depósito...

Veja tambem