Nova remessa com 360 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chega ao RS


Avião com os imunizantes pousou pelas 10h15 no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Foram entregues ao RS mais 11,6 mil frascos, cada um para 10 doses, da vacina contra a Covid-19 de Oxford, produzida na Índia
Divulgação/Governo do RS
Um avião com 360.950 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Rio Grande do Sul por volta das 10h15 desta quinta-feira (29). A aeronave pousou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O novo lote tem 353.750 doses da AstraZeneca/Oxford e 7,2 mil da CoronaVac.
Com isso, o estado passa dos 4,2 milhões de vacinas recebidas. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a remessa será suficiente para avançar na vacinação dos idosos, completar a imunização da faixa etária até 60 anos e começar a vacinar pessoas com comorbidades.
A carga foi levada para a Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi), na Capital, onde ficará armazenada até que ocorra a distribuição às coordenadorias regionais de saúde, em até 48 horas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.
Segunda dose de CoronaVac
Apesar da chegada da nova remessa, o estado ainda enfrenta falta de imunizantes da CoronaVac para completar o esquema vacinal de pessoas que receberam a primeira dose no final do mês de março. Estima-se que 263 mil pessoas estão com a segunda dose pendente.
Por isso, a SES ainda avalia como será a distribuição das 7,2 mil doses recebidas nesta quinta.
“Nessa remessa o quantitativo de doses da CoronaVac é muito pequeno. Nós ainda estamos avaliando onde iremos distribuir. A previsão é que a partir do dia 3 de maio, o Butantan faça uma entrega maior durante os próximos dias para podermos alcançar a D2 [segunda dose] que hoje está em falta não só no RS como em outros estados da Federação”, destaca a secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann.
Nos últimos dias, cerca de 350 cidades do estado interromperam a vacinação por falta de doses da CoronaVac.
Porto Alegre por exemplo, está vacinando nesta quinta-feira, idosos com 60 anos ou mais, apenas com aplicação da primeira dose.
Até as 7h50 desta quinta, 2.230.373 pessoas haviam recebido a primeira dose da vacina contra a Covid no RS, sendo que 902.335 completaram o esquema vacinal com a segunda dose.
VÍDEOS: tudo sobre o RS

Ultimas notícias

Polícia faz operação contra fraudes no seguro DPVAT no RS; desvios podem chegar a R$ 8 milhões

Segundo as investigações, grupo criminoso agia com informantes dentro de hospitais procurando vítimas de acidentes, além de fraudar...

Enfermeiros e técnicos são os profissionais de saúde mais atingidos pela Covid no RS, aponta boletim

Quase metade dos 32 mil profissionais da saúde infectados são da área da enfermagem. Dia Internacional da Enfermagem,...

Cresce procura por atendimento psicológico no RS; veja locais que oferecem apoio gratuito ou com 'valor social'

Orientação da Secretaria Estadual da Saúde é buscar o atendimento na rede de atenção primária. Estado tem 212 unidades do Centros de...

Governo distribui 310 câmaras frias para vacinas a cidades do RS com menos de 100 mil habitantes

No total, 194 municípios serão contemplados. Primeiras 52 receberam nesta terça (11). Objetivo é aprimorar a Rede de...

Veja tambem