Mais de 40 pessoas são presas em operação contra tráfico de drogas em Santa Maria


Quadrilha teria ligação com uma facção do Vale do Sinos. Foram presos o chefe e os principais comparsas, segundo a polícia. Polícia faz operação contra o tráfico de drogas em Santa Maria
A Polícia Civil faz, nesta sexta-feira (11), uma operação com o objetivo de desarticular uma organização criminosa de Santa Maria, Região Central do Rio Grande do Sul. Segundo as autoridades, o grupo atua com o tráfico de drogas, além de praticar outros crimes, como roubo, furto e corrupção de menores. Até as 9h40, 43 pessoas haviam sido presas.
Estão sendo cumpridos 48 mandados de prisão temporária, 28 mandados de busca e apreensão e 11 bloqueios de contas bancárias nas cidades de Santa Maria, Mata e Dilermando de Aguiar.
“Nós estamos desarticulando um braço de uma organização criminosa que atuava na distribuição do trafico de drogas em Santa Maria.[…] Intencionamos dar um baque, quebrar a estrutura dessa organização que vem causando, não só a prática do tráfico, mas também furtos, roubos e homicídios que aconteceram vinculados a esse grupo criminoso”, destaca o delegado regional Sandro Meinerz.
Segundo a polícia, foram seis meses de investigação. A organização teria ligação com uma facção do Vale do Sinos, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
A ação desta sexta é realizada com o objetivo de prender os principais chefes do grupo criminoso, bem como comparsas e operadores financeiros. A polícia ainda pretende atingir o grupo financeiramente, com o bloqueio e sequestro de bens e valores.
“Foi preso o principal líder e a esposa dele, que era a operadora financeira, mas também transportadora de tráfico, e os principais articuladores dele. O que mais chamou a atenção durante a investigação foi essa divisão de tarefas, se trata realmente de uma organização criminosa, com hierarquia e subordinação”, diz a delegada Alessandra Padula.
Durante o período de investigação, iniciada em dezembro de 2020, 10 pessoas foram presas por tráfico e associação pra o tráfico de drogas. Além disso, uma adolescente foi apreendida em flagrante três vezes por tráfico e posse ilegal de arma de fogo de uso permitido.
Ainda neste período foram apreendidas 16 armas, mais de 500 munições de diversos calibres, drogas (maconha, cocaína e crack), um veículo e quase 10 mil reais em dinheiro. Também houve 20 representações de interceptação telefônica, oito quebras de sigilo telefônicos/dados telemáticos e quatro quebras de sigilo bancário.
Operação contra o tráfico de drogas em Santa Maria
Divulgação / Polícia Civil
VÍDEOS: tudo sobre o RS

Ultimas notícias

Falta de insulina na rede pública de farmácias causa preocupação em pessoas com diabetes no RS

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, falta do medicamento ocorre desde maio. Ministério da Saúde alega que foram...

Rio Grande do Sul se aproxima de 1 milhão e 200 mil testes positivos de coronavírus. Mortos são quase 31 mil

Divulgado nesta quinta-feira (24), o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde ampliou para 1.199.084 o número de testes positivos de coronavírus no...

Ministra do STF rejeita novo habeas corpus de ex-segurança preso pela morte de homem negro em supermercado no RS

Defesa de Giovane Gaspar da Silva pedia a conversão da prisão preventiva em domiciliar para que respondesse o...

Banco do Brasil abre concurso com vagas para cinco regiões do RS

Mais de 150 vagas imediatas serão preenchidas. Concurso seleciona também para cadastro reserva. Cargo é de nível médio...

Veja tambem