Indígenas e quilombolas recebem primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Porto Alegre


Previsão é que 1,5 mil pessoas, sendo 1 mil quilombolas e 500 indígenas, sejam imunizados até sexta (29) na Capital. No RS, mais de 2,1 mil indígenas já receberam a CoronaVac. Indígenas Kaingang, do bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, recebem a CoronaVac
Cesar Lopes/PMPA
As populações indígena e quilombola que vivem em Porto Alegre recebem, a partir desta segunda-feira (25), a primeira dose da CoronaVac. A previsão é que 1,5 mil pessoas, sendo cerca de 1 mil quilombolas e 500 indígenas, sejam imunizados até sexta (29).
De acordo com o “vacinômetro” da Secretaria Municipal da Saúde, até as 16h30, 20,2 mil pessoas haviam sido vacinadas contra o coronavírus na Capital, mas não constavam ainda os imunizados desta segunda.
O plano é que 160 pessoas de cada população recebam a vacina no primeiro dia. Pela manhã, um dos locais de imunização foi a aldeia Kaingang do bairro Lomba do Pinheiro. Já a vacinação das comunidades quilombolas teve início à tarde.
Indígenas Kaingang, do bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, recebem a CoronaVac
Cesar Lopes/PMPA
Porto Alegre possui 10 aldeias e sete comunidades indígenas pertencentes às etnias Kaingang, Mbya Guarani e Charrua. No caso da população quilombola, são sete comunidades.
A remessa inicial da vacina para a Capital garante atendimento a mais de 51 mil pessoas. Nesta primeira etapa, também estão sendo vacinados idosos e pessoas com deficiência que residem em instituições de longa permanência, idosos acamados e profissionais da Saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.
Em todo o estado, conforme a Secretaria Estadual da Saúde, 2.162 indígenas já receberam a primeira dose. A maioria em São Valério do Sul (350), Redentora (181), Nonoai (125), Viamão (105) e Três Palmeiras (100), além de outros 36 municípios.
Indígenas Kaingang, do bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, recebem a CoronaVac
Cesar Lopes/PMPA
Vídeos: Vacinação contra a Covid-19
Initial plugin text

Ultimas notícias

Voluntários produzem pães para doar a estudantes da rede pública de Taquara

Campanha começou, há três semanas, produzindo 100 pães. Com doações da comunidade, volume foi duplicado. Produção dos pães...

Hospitais gaúchos ganham 80 milhões de reais para o combate ao coronavírus

O governo do Estado repassou, nesta sexta-feira (9), R$ 80 milhões a cerca de 200 hospitais gaúchos para o custeio dos serviços ambulatoriais e...

Municípios do RS notificam Anvisa por lotes de vacina contra a Covid com menos doses do que indicado

Conselho de Secretarias Municipais da Saúde estima perda de 20 mil doses em 100 cidades. Agência afirma que...

Corujas são devolvidas à natureza após tratamento em Porto Alegre

Filhotes foram encontrados em uma rua da Zona Sul da Capital há três meses. Animal é comum em...

Veja tambem