Hospital de Clínicas de Porto Alegre seleciona voluntários para testes de vacina contra a Covid


Participantes precisam ter mais de 18 anos. Santa Maria também realiza testes clínicos da vacina. Veja como participar. Hospital de Clínicas, em Porto Alegre
Divulgação/Hospital de Clínicas
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) abriu novas vagas para participar da pesquisa SPECTRA que testa a eficácia da vacina SBC-2019, que combate a Covid-19, desenvolvida pela empresa chinesa Clover Biopharmaceuticals.
O hospital iniciou a seleção em abril, e os primeiros voluntários começaram a receber as doses no último sábado (5). Estão previstas as aplicações de duas doses e acompanhamento por 12 meses. Cerca de 1,5 mil pessoas devem ser selecionadas para o estudo no Clínicas. O imunizante também é testado em Santa Maria.
Interessados devem ter mais de 18 anos e podem já ter sido infectados pelo coronavírus, desde que tenha ocorrido há mais de 60 dias. As inscrições podem ser feitas com o preenchimento de um formulário online.
O estudo acontece por meio de sorteio, em que um grupo de pessoas receberá a vacina e outro grupo receberá um placebo, o denominado grupo controle.
Cerca de 22 mil voluntários ao redor do mundo devem participar da pesquisa. O Clínicas reforça que o preenchimento do formulário não assegura a participação na pesquisa e os dados coletados respeitam as normativas da Lei Geral de Proteção de Dados.
A vacina é a sexta a ser testada no Brasil, e teve os estudos clínicos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril. Além do RS, voluntários participarão do estudo no Rio Grande do Norte e no Rio de Janeiro.
Segundo o coordenador do estudo e chefe do setor de infectologia do Clínicas, Eduardo Sprinz, a vacina testada é diferente das demais que já contam com aprovação no país.
“Nesse estudo com partículas virais parecidas, a vacina se assemelha como se fosse aquela pontinha que a Covid gruda na nossa célula [a proteína Spike]. Quando o organismo reconhecer uma pontinha parecida com aquela do Covid, ele vai produzir anticorpos e não vai deixar que a particular consiga se ligar a nossa célula”, resume.
Entenda cada fase dos testes para vacinas
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Ultimas notícias

Falta de insulina na rede pública de farmácias causa preocupação em pessoas com diabetes no RS

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, falta do medicamento ocorre desde maio. Ministério da Saúde alega que foram...

Rio Grande do Sul se aproxima de 1 milhão e 200 mil testes positivos de coronavírus. Mortos são quase 31 mil

Divulgado nesta quinta-feira (24), o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde ampliou para 1.199.084 o número de testes positivos de coronavírus no...

Ministra do STF rejeita novo habeas corpus de ex-segurança preso pela morte de homem negro em supermercado no RS

Defesa de Giovane Gaspar da Silva pedia a conversão da prisão preventiva em domiciliar para que respondesse o...

Banco do Brasil abre concurso com vagas para cinco regiões do RS

Mais de 150 vagas imediatas serão preenchidas. Concurso seleciona também para cadastro reserva. Cargo é de nível médio...

Veja tambem