Guarda Municipal atira durante protesto contra ministro da Educação em Porto Alegre; três foram detidos


Corporação afirma que Corregedoria do órgão vai apurar ocorrido. Manifestantes foram levados à 2ª Delegacia de Pronto Atendimento da Capital, que investigará os crimes de lesão corporal e calúnia. Guarda Municipal efetua disparos em manifestação contra ministro em Porto Alegre
Durante um protesto de estudantes contra o ministro da Educação, Milton Ribeiro, a Guarda Municipal de Porto Alegre efetuou disparos em uma rua do Centro Histórico, na tarde desta quarta-feira (11). Imagens gravadas por pessoas que estavam no local foram divulgadas nas redes sociais. Veja vídeo acima.
Ao menos três pessoas foram detidas na ação e levadas para a 2ª Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) da Capital.
A Guarda Municipal afirmou que a Corregedoria do órgão irá averiguar a ocorrência. Segundo a corporação, um dos dos vídeos que circulam nas redes socais “mostra uma fração da ocorrência” e será analisado junto a demais registros (veja a nota abaixo).
A delegada Suelen Panizzon afirmou que os detidos vão ser investigados por lesão corporal. No caso de um dos presos, a polícia também vai apurar o crime de calúnia. Os manifestantes serão liberados após assinatura de termo de compromisso de comparecimento a todos os atos processuais.
A manifestação ocorreu durante a chegada do ministro Milton Ribeiro a uma emissora de rádio, localizada na Rua Caldas Júnior, no Centro Histórico de Porto Alegre, onde deu uma entrevista. O titular do MEC cumpriu agenda no RS durante o dia, visitando Santa Maria, na Região Central, e a Capital durante a tarde.
Segundo a delegada, a 2ª DPPA já recebeu vídeos do ocorrido.
“Me apresentaram vários vídeos aqui, tanto os guardas municipais que os prenderam quanto os dos advogados”, disse.
Nas redes sociais, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e os movimentos sociais Juntos e Rede Emancipa comentaram o ocorrido e reproduziram vídeos da ação da Guarda Municipal. Segundo a UNE, um dos detidos é diretor da entidade.
Universidades federais do RS têm cortes orçamentários de até 20% para 2021
Tiros foram disparados em rua do Centro Histórico de Porto Alegre
Reprodução/Redes sociais
Nota da Guarda Municipal:
“Toda ação, postura e utilização de equipamentos em ocorrências envolvendo agentes da Guarda Municipal de Porto Alegre, é averiguada e encaminhada a corregedoria da Instituição. O vídeo enviado, nos mostra uma fração da ocorrência, e será utilizado para averiguação, juntamente com demais atos e registros para uma apuração justa, independente e correta da conduta do agente e se for o caso, encaminhamentos de ordem disciplinar.”
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Ultimas notícias

Falta de insulina na rede pública de farmácias causa preocupação em pessoas com diabetes no RS

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, falta do medicamento ocorre desde maio. Ministério da Saúde alega que foram...

Rio Grande do Sul se aproxima de 1 milhão e 200 mil testes positivos de coronavírus. Mortos são quase 31 mil

Divulgado nesta quinta-feira (24), o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde ampliou para 1.199.084 o número de testes positivos de coronavírus no...

Ministra do STF rejeita novo habeas corpus de ex-segurança preso pela morte de homem negro em supermercado no RS

Defesa de Giovane Gaspar da Silva pedia a conversão da prisão preventiva em domiciliar para que respondesse o...

Banco do Brasil abre concurso com vagas para cinco regiões do RS

Mais de 150 vagas imediatas serão preenchidas. Concurso seleciona também para cadastro reserva. Cargo é de nível médio...

Veja tambem