Governo do RS publica decreto com novas regras de distanciamento


Novo sistema prevê níveis de aviso, alerta e ação. Sem regramento próprio, Porto Alegre seguirá normas do estado até redigir decreto municipal. Estabelecimento comercial com aviso de regras de distanciamento em Porto Alegre
Maria Ana Krack/PMPA/Divulgação
O novo decreto de distanciamento social em razão da pandemia de coronavírus passou a valer à 0h deste domingo (16) no Rio Grande do Sul. O texto com as regras foi publicado no Diário Oficial do Estado na noite de sábado (15).
Os municípios de Porto Alegre, Cachoeirinha, Gravataí, Viamão, Alvorada e Glorinha, que integram a Região 10 de monitoramento da Covid, vão seguir as normas do estado até a adoção de protocolos próprios, o que é permitido pelo Palácio Piratini.
A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento ao Coronavírus da Capital estuda o novo sistema apresentado pelo Executivo estadual e trabalha na elaboração dos documentos que vão definir a política de distanciamento na cidade.
“Juntamente com os demais municípios que compõem nossa regional, estamos trabalhando em cima do decreto do Governo do Estado para que todos os setores voltem a funcionar, com os devidos protocolos. Com muita responsabilidade, queremos a cidade aberta”, disse o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB).
Três As
O governo do RS substituiu o modelo de bandeiras de distanciamento pelo chamado “Três As”. O decreto prevê níveis de aviso, alerta e atenção no cumprimento dos protocolos.
As regiões serão monitoradas pelo Grupo de Trabalho de Saúde do Comitê de Dados do governo estadual. Diariamente, o governo publicará boletins com as informações e as notificações necessárias.
Os protocolos gerais devem ser respeitados por todos os municípios e atividades, como uso de máscaras, ventilação e distanciamento. Os protocolos regionais devem ser aprovados por, no mínimo, dois terços da região, que também deverá apresentar um plano de fiscalização.
Governo do RS substituiu classificação de bandeiras por emissão de alertas
VÍDEO: Tudo sobre o RS

Ultimas notícias

MP faz operação em penitenciária de Guaíba; agente é suspeito de comandar esquema de negociação com detentas

Agente penitenciário seria responsável por fornecer celulares a detentas, suspeitas de serem integrantes de facção criminosa. Operação...

Mulher é morta a tiros em Viamão; ex-marido é apontado como suspeito, diz polícia

Após cometer o crime, homem se jogou da nova Ponte do Guaíba, em Porto Alegre, afirma delegada. Vítima...

Família é presa por suspeita de tortura, escravidão e estupro a mulher com deficiência no RS

Ela era obrigada a trabalhar mais de 15 horas por dia sem comida e bebida e sem poder...

'Descobrir que tu está viva é fora de série', diz mulher que passou 175 dias com Covid em UTI do RS

Cristiane dos Reis Duarte, de 44 anos, foi hospitalizada em 30 de novembro do ano passado com a...

Veja tambem