GM suspende produção entre abril e julho em planta de Gravataí


Funcionários terão suspensão temporária do contrato de trabalho. Motivo, segundo montadora, é a falta de suprimentos automotivos em toda a América do Sul. GM de Gravataí (RS)
GM/Divulgação
A General Motors (GM) irá paralisar temporariamente a produção na planta de Gravataí, na Região metropolitana de Porto Alegre, entre abril e julho. O motivo, segundo a montadora, é a falta de suprimentos automotivos em toda a América do Sul devido a pandemia.
“A cadeia de suprimentos da indústria automotiva na América do Sul tem sido impactada pelas paradas de produção durante a pandemia e pela recuperação do mercado mais rápida que o esperado. Isso está afetando de forma temporária nosso cronograma de produção na fábrica de Gravataí (RS), informou a empresa.
A produção nesta unidade ficará interrompida nos meses de abril e maio, podendo ter efeitos ainda em junho, e retornando ao volume de produção regular em julho. De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, a empresa vem honrando os acordos com os cerca de 5 mil trabalhadores.
Embora a empresa não se refira a nenhum componente específico, os trabalhadores mencionam a falta de insumos eletrônicos.
Os funcionários estão em férias coletivas até 20 de março. Eles retornam no dia 22 e, a partir de 5 de abril, entram em regime de lay-off, com suspensão temporária do contrato de trabalho.
“Levando em consideração o atual momento, a notícia não é ruim, porque estamos mantendo o contrato coletivo de trabalho. Não vamos perder o segundo turno de trabalho e vamos abrir, lá na frente, os três turnos, porque tem demanda de mercado. O pátio está vazio”, diz Ascari.
Conforme a empresa, apesar da crise causada pelo coronavírus, a recuperação do mercado foi mais rápida do que o esperado.
“O impacto será temporário. Mas, a partir do mês de julho, com o retorno da produção regular, nós vamos unir esforços para recuperar os volumes durante o segundo semestre”, afirmou a GM.
Pátio da GM em Gravataí
Valcir Ascari/Arquivo Pessoal
Vídeos: RBS Notícias

Ultimas notícias

Voluntários produzem pães para doar a estudantes da rede pública de Taquara

Campanha começou, há três semanas, produzindo 100 pães. Com doações da comunidade, volume foi duplicado. Produção dos pães...

Hospitais gaúchos ganham 80 milhões de reais para o combate ao coronavírus

O governo do Estado repassou, nesta sexta-feira (9), R$ 80 milhões a cerca de 200 hospitais gaúchos para o custeio dos serviços ambulatoriais e...

Municípios do RS notificam Anvisa por lotes de vacina contra a Covid com menos doses do que indicado

Conselho de Secretarias Municipais da Saúde estima perda de 20 mil doses em 100 cidades. Agência afirma que...

Corujas são devolvidas à natureza após tratamento em Porto Alegre

Filhotes foram encontrados em uma rua da Zona Sul da Capital há três meses. Animal é comum em...

Veja tambem