Fonte em frente à Prefeitura de Porto Alegre é entregue após revitalização


Local não era revitalizado desde 2008. Foram substituídos ladrilhos danificados e bombas para a manutenção do chafariz. Fonte Talavera em frente a Prefeitura de Porto Alegre
Giulian Serafim / Prefeitura de Porto Alegre
A Fonte Talavera de la Reina, em frente a Prefeitura de Porto Alegre foi totalmente revitalizada e entregue nesta segunda-feira (24). A renovação foi feita através de parceria com a iniciativa privada.
O projeto integra o plano de revitalização do Centro Histórico. “Além de embelezarmos a cidade, estamos trabalhando para devolver a alma de Porto Alegre”, destacou o prefeito Sebastião Melo.
A restauração foi feita através de doação do Grupo Zaffari e Incorporadora e Construtora Melnick, que contrataram a empresa Athena Urbanismo para a realização da obra. Além da recuperação da Fonte, seis bancos doados pela empresa De Lazzari Mobiliário Urbano foram colocados na Praça Montevídeo.
Fonte Talavera é reinaugurada em Porto Alegre
Revitalização
Para revitalizar o local foram substituídas as pedras portuguesas brancas e pretas e os 2,8 mil ladrilhos hidráulicos mais danificados, além de reposicionamento, retirada e pintura do gradil, retirada da vegetação existente, manutenção da pintura dos seis refletores e dois postes de iluminação, instalação de sistema de irrigação e plantio do novo paisagismo.
Houve ainda a substituição das duas bombas para o funcionamento do chafariz.
De acordo com a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, esse é o primeiro passo no projeto de embelezamento da cidade dentro das comemorações do aniversário de 250 anos da Capital.
“Estamos buscando parceiros também para a pintura do Paço Municipal. Com o apoio de todos, vamos fazer com que o porto-alegrense volte a ter orgulho da cidade e possa aproveitar mais os espaços públicos a partir dessa união de esforços do público com o privado”, afirma.
Detalhes da Fonte Talavera
Mateus Raugust / Prefeitura de Porto Alegre
História
A Fonte foi um presente da colônia espanhola em 1935, por ocasião da comemoração do centenário da Revolução Farroupilha. O monumento foi criado pelo ceramista talaverano Juan Ruiz de Luna, no ano de 1855. Tombada como patrimônio do município em 1979, em 2000, passou pelo primeiro processo de restauração, com pintura e recuperação de partes quebradas.
Em 2005, após um movimento de protesto de carroceiros, a cuba superior do chafariz foi danificada. A revitalização começou em 2007 e foi concluída em 2008, até então última recuperação feita na Fonte.
VÍDEOS: tudo sobre o RS

Ultimas notícias

MP faz operação em penitenciária de Guaíba; agente é suspeito de comandar esquema de negociação com detentas

Agente penitenciário seria responsável por fornecer celulares a detentas, suspeitas de serem integrantes de facção criminosa. Operação...

Mulher é morta a tiros em Viamão; ex-marido é apontado como suspeito, diz polícia

Após cometer o crime, homem se jogou da nova Ponte do Guaíba, em Porto Alegre, afirma delegada. Vítima...

Família é presa por suspeita de tortura, escravidão e estupro a mulher com deficiência no RS

Ela era obrigada a trabalhar mais de 15 horas por dia sem comida e bebida e sem poder...

'Descobrir que tu está viva é fora de série', diz mulher que passou 175 dias com Covid em UTI do RS

Cristiane dos Reis Duarte, de 44 anos, foi hospitalizada em 30 de novembro do ano passado com a...

Veja tambem