Exposição a céu aberto marca aniversário da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre


Local completa 13 anos no próximo domingo (30). A partir do sábado (29), uma seleção de obras e frases marcantes do artista serão projetadas nos muros do espaço cultural. Fundação Iberê Camargo
Elvira Fortuna
A Fundação Iberê Camargo completa 13 anos no próximo domingo (30). Para celebrar o aniversário, o prédio do centro cultural localizado junto a Orla do Guaíba, em Porto Alegre, recebe uma exposição a céu aberto.
Obras e frases marcantes do artista serão exibidas nas paredes do lado de fora do prédio no sábado (29). Ação acontece entre 19h e 22h.
De acordo com o diretor-superintendente Emilio Kalil, o evento é um presente aos porto-alegrensese frequentadores da orla, que fazem do entorno do prédio um cartão postal da Capital.
Além dessa ação aberta ao público, o local está com visitações abertas em exposições inéditas. Segundo a instituição, é necessário agendamento prévio, e só serão permitidos cinco grupos com até seis pessoas.
Outros espaços de cultura no Rio Grande do Sul também estão recebendo o público, confira aqui.
Prédio
Construído em um terreno de uma antiga pedreira desativada, às margens do Guaíba, a Fundação Iberê Camargo é um dos pontos turístico de Porto Alegre.
Com obra assinada pelo português Álvaro Siza, o lado interno em labirintos de passarelas suspensas reflete o espírito angustiado e complexo do artista, já o caráter expressionista e sombrio das obras de Iberê contrasta com a brancura do espaço.
São 8,2 mil m² de área total de uma construção que valoriza o entorno, com janelas emolduradas para o Guaíba, como se fossem quadros vivos.
Gravura pintada nos anos 1970 por Iberê Camargo passa a integrar acervo da fundação após doação
Gustavo Possamai
Vídeos: veja mais notícias do RS

Ultimas notícias

Falta de insulina na rede pública de farmácias causa preocupação em pessoas com diabetes no RS

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, falta do medicamento ocorre desde maio. Ministério da Saúde alega que foram...

Rio Grande do Sul se aproxima de 1 milhão e 200 mil testes positivos de coronavírus. Mortos são quase 31 mil

Divulgado nesta quinta-feira (24), o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde ampliou para 1.199.084 o número de testes positivos de coronavírus no...

Ministra do STF rejeita novo habeas corpus de ex-segurança preso pela morte de homem negro em supermercado no RS

Defesa de Giovane Gaspar da Silva pedia a conversão da prisão preventiva em domiciliar para que respondesse o...

Banco do Brasil abre concurso com vagas para cinco regiões do RS

Mais de 150 vagas imediatas serão preenchidas. Concurso seleciona também para cadastro reserva. Cargo é de nível médio...

Veja tambem