'Esperança de dias melhores', diz técnica de enfermagem, uma das 5 primeiras pessoas vacinadas contra a Covid-19 no RS


Aline Marques da Silva, de 40 anos, trabalha no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Além dela, uma idosa, uma indígena, uma auxiliar de higienização e um médico receberam as doses na noite de segunda. Técnica de enfermagem é uma das cinco pessoas vacinadas contra a Covid-19 no RS
Aline Marques da Silva, de 40 anos, técnica de Enfermagem da CTI Covid do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), foi uma das cinco primeiras pessoas a serem vacinadas contra o coronavírus no Rio Grande do Sul, na noite de segunda-feira (18). Em entrevista à RBS TV, ela conta como foi participar do começo da vacinação no estado.
“Muita emoção, felicidade, por estar representando a equipe de saúde do Rio Grande do Sul, por estar representando todos os meus colegas do Hospital de Clínicas. Ansiedade muito grande, e de todas as pessoas que me conhecem. A gente foi tentando manejar esse momento, mas graças a Deus ele aconteceu, nós estamos muito agradecidos a todos os envolvidos, e a esperança de dias melhores”, afirma.
A profissional trabalha há 11 anos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Aline fala sobre os aprendizados que teve em meio à pandemia, e dos momentos difíceis que os profissionais da saúde passaram.
“Nós tivemos que ser, além da linha da frente, ser o profissional a cuidar do paciente, nós tivemos que ser a família do paciente. Isso fez muita diferença, acredito que todos nós tivemos que aprender a lidar com isso, a dispensar mais tempo para ouvir o paciente, porque eles não tinham contato com suas famílias, não tinham visitas, eles tinham muito medo da intubação, tinham receio de não conseguir respirar, então, a todo momento, tínhamos que estar acalmando esses pacientes”, conta.
Aline explica que quando chega um paciente no Centro de Atendimento Intensivo (CTI) ocorre toda uma preparação que, durante a pandemia, foi ainda mais difícil.
“Um dos momentos mais difíceis foi no momento da intubação do paciente em que nós fazíamos videochamada pra uma pessoa da família, então, esse paciente, nesse momento, praticamente se despedia da família, pedia desculpas por algumas coisas, ele dizia que talvez não voltasse, aquela incerteza. Esse foi um momento muito difícil, a gente tinha que respirar fundo, conter as lágrimas, porque nós éramos o apoio dessa pessoa”.
A técnica de enfermagem faz um alerta de que ainda é necessário se cuidar e tomar todas as medidas de prevenção ao coronavírus.
“Não acabou, a UTI continua lotada”, acrescenta.
Aline Marques da Silva, de 40 anos, foi uma das primeiras vacinadas no estado
Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
‘Todo mundo sempre dando o seu melhor’
Aline relata que ficou muito contente quando recebeu o convite para participar da cerimônia e ser uma das primeiras vacinadas.
“Eu disse que sim, que eu tinha disponibilidade, que eu ficaria muito feliz e lisonjeada de poder representar toda essa equipe, que é muito grande. São mais de 6 mil funcionários no Hospital de Clínicas, desde o que recebe na portaria, as recepcionistas, o pessoal que trabalha lá dentro do CTI, as gurias da higienização, todo mundo sempre dando o seu melhor, dia e noite, para salvar essas vidas, para devolver as pessoas para suas famílias”.
Sobre como está se sentindo após receber a vacina, Aline disse que não tem nenhum efeito colateral, nem dor no braço. O sentimento é de felicidade.
Aline Marques da Silva, técnica de Enfermagem CTI Covid do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Bom Dia Rio Grande

Ultimas notícias

Operação dispersa pontos de aglomeração em Porto Alegre

Ocorrências foram registradas nos bairros Centro Histórico, Arquipélago, Cidade Baixa e Moinhos de Vento. Festa realizada em estabelecimento...

Homem de 72 anos é morto a tiros em Porto Alegre

Vítima, identificada como João Carlos Franco Cunha, de 72 anos, foi atingido por dois tiros na nuca e...

Museus recebem visitantes com hora marcada no RS; saiba como agendar

Reabertos após período de restrições, os museus históricos e artísticos da Capital e interior do estado organizam as...

Cidades do RS registram fila para vacinação contra Covid neste sábado

Em Porto Alegre e Sapiranga, por exemplo, pessoas aguardavam a imunização desde a sexta-feira (14). Fila para...

Veja tambem