Escolas retomam aulas presenciais após novo decreto e mudança de bandeira no RS


Maior parte das instituições que retomou as atividades são escolas particulares de ensino infantil. Redes municipais e estaduais ainda discutem datas na maioria regiões. Aulas presenciais em Caxias do Sul
Reprodução / RBS TV
Após a publicação de um novo decreto por parte do governo do Rio Grande do Sul, colocando o estado em bandeira vermelha, escolas de diversas regiões do estado retomaram as atividades nesta quarta-feira (28).
O ensino presencial estava proibido por decisão judicial enquanto vigorasse a bandeira preta no modelo de distanciamento controlado. Por considerar a educação uma prioridade, o governo alterou a bandeira em todas as regiões, permitindo a retomada das atividades presenciais.
Veja como está a situação em cada região
Porto Alegre
A Prefeitura de Porto Alegre vai promover o retorno das aulas presenciais da educação infantil e 1º e 2º anos do ensino fundamental nesta quinta-feira (29). Os demais anos do ensino devem seguir cronograma, que ainda não está definido.
Região dos Vales
Em Santa Cruz do Sul, todas as escolas de educação infantil da rede privada voltaram às atividades presenciais nesta quarta-feira. Nos locais, os alunos e funcionários deveriam utilizar máscara, álcool em gel e trocar os calçados.
As redes estadual e municipal ainda devem definir em reuniões a data para retorno.
Em Lajeado e Cachoeira do Sul, algumas instituições de ensino infantil retornaram às aulas. As redes municipal e estadual ainda não tem data para a volta.
Escolas de educação infantil retomam atividades em Santa Cruz do Sul
Região Central
Em Santa Maria não houve aula presencial nesta quarta-feira. De acordo com o Sinepe, as escolas particulares devem voltar nos próximos dias, dependendo do cronograma de casa escola.
As municipais ainda não tem data de retorno. A prefeitura informou que vai elaborar um calendário e apresentar até o dia 10 de maio. A rede estadual deve retornar entre esta semana e a próxima.
Em Uruguaiana, as escolas também não abriram as portas nesta quarta. Algumas instituições da rede privada tem expectativa de retorno presencial nesta quinta-feira (29).
Santa Maria e Uruguaiana não tiveram aulas presenciais nesta quarta
Região Norte
Em Santa Rosa, as aulas municipais do ensino fundamental e infantil retornam nesta quinta-feira (29), de forma presencial. A volta está sendo organizada conforme a possibilidade de cada escola, seguindo os protocolos de segurança.
Em Erechim, as atividades presenciais também retornam na quinta, nas 19 escolas municipais. As turmas serão divididas em dois grupos para intercalar o ensino remoto e o presencial para os sete mil estudantes da rede.
Em Passo Fundo ainda não foi definido o cronograma de retorno, que deve ser gradual.
Escolas da rede particular retomam atividades presencias em Passo Fundo
Região Sul
Em Pelotas algumas escolas particulares de educação infantil abriram nesta quarta. Mas a maioria dos proprietários preferiu aguardar a publicação do decreto, feito na noite de terça (27), para organizar o retorno.
Na rede municipal, a Prefeitura de Pelotas afirma que não há data para o retorno presencial porque as escolas precisam apresentar um plano à Vigilância Sanitária para dizer como esse retorno será feito.
Em Rio Grande, a prefeitura planeja o retorno nas escolas municipais de forma híbrida apenas a partir do dia 10 de maio. Nenhuma escola particular reabriu ainda.
Em Bagé, escolas de educação infantil abriram as portas nesta quarta. Na rede municipal, não há previsão de retorno. A prefeitura defende que a volta presencial só deve acontecer quando os professores forem vacinados.
Escolas retomam atividades em cidades da Região Sul do RS
Serra
Escolas de educação infantil retornaram nesta quarta em Caxias do Sul. Segundo o Sindicato que representa as pré-escolas, a adesão no retorno foi de 160 das 180 escolas cadastradas.
O retorno presencial é opcional para as famílias. Cada escola organiza a melhor forma de readaptação da criança ao ambiente escolar e para quem não se sente seguro, ainda há a opção de continuação das aulas online.
As escolas municipais da cidade devem retomar as atividades apenas na próxima segunda-feira (3).
Em Farroupilha, os servidores municipais fizeram testes para Covid no início da semana e nesta quarta, 27 escolas da rede voltaram às aulas presenciais. Os alunos foram divididos em grupos para que o retorno ocorresse com ocupação de 50% das salas.
Escolas retomam atividades em Caxias do Sul
VÍDEOS: outras notícias do Jornal do Almoço

Ultimas notícias

Operação dispersa pontos de aglomeração em Porto Alegre

Ocorrências foram registradas nos bairros Centro Histórico, Arquipélago, Cidade Baixa e Moinhos de Vento. Festa realizada em estabelecimento...

Homem de 72 anos é morto a tiros em Porto Alegre

Vítima, identificada como João Carlos Franco Cunha, de 72 anos, foi atingido por dois tiros na nuca e...

Museus recebem visitantes com hora marcada no RS; saiba como agendar

Reabertos após período de restrições, os museus históricos e artísticos da Capital e interior do estado organizam as...

Cidades do RS registram fila para vacinação contra Covid neste sábado

Em Porto Alegre e Sapiranga, por exemplo, pessoas aguardavam a imunização desde a sexta-feira (14). Fila para...

Veja tambem