Escolas estaduais registram 1,1 mil casos de Covid após retomada das aulas no RS, diz governo


Ao todo, 2.227 escolas da rede estadual estão em funcionamento. Maioria dos infectados é composta por professores. Após um mês de aulas, escolas registram mais de mil casos de Covid em funcionários no RS
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul afirma que 1.118 pessoas foram contaminadas pelo coronavírus desde a retomada das aulas presenciais na rede estadual, em 3 de maio. Um levantamento realizado nas 2.267 escolas em funcionamento mostra que a maioria de infectados é de professores.
Ao todo, 564 educadores testaram positivo para a Covid no período, além de 433 casos entre alunos e 121 entre servidores. Para secretária da Educação, Raquel Teixeira, os casos são isolados.
“Fica muito claro que a contaminação não aconteceu dentro da escola. Há casos de professor com Covid em escola fechada. Então, desde o início, a gente tem que ter clareza que abrir escola não é sem risco, como não é sem risco ir ao supermercado ou ficar em casa”, disse.
Fachada de escola estadual em Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
A Escola Edna May de Santa Maria, na Região Central do RS, funciona em regime de plantão, entregando material para quem não consegue acompanhar as aulas virtuais.
Sem aulas presenciais, mas com expediente interno, a instituição já registrou casos positivos da doença entre trabalhadores. O diretor Alan Patrick Buzzatti disse que falta testagem de profissionais e o rastreamento de casos da doença.
“É importante que a gente consiga ter essa informação até para que a gente possa, cada escola, não ficar isolada. É importante que a gente tenha essas noções no contexto da pandemia no ambiente escolar”, comentou.
PGE notifica 43 municípios por suspenderem aulas presenciais
Governo do RS anuncia vacinação de profissionais da educação
A Seduc admite que é difícil rastrear onde professores, alunos e funcionários se contaminaram. O governo diz que pretende aprimorar o monitoramento.
Uma planilha on-line está sendo criada para que as escolas preencham informações sobre a pandemia. Contudo, o estado ainda não definiu se pretende tornar públicas essas informações.
Casos de Covid nas escolas estaduais do RS
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Ultimas notícias

Falta de insulina na rede pública de farmácias causa preocupação em pessoas com diabetes no RS

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, falta do medicamento ocorre desde maio. Ministério da Saúde alega que foram...

Rio Grande do Sul se aproxima de 1 milhão e 200 mil testes positivos de coronavírus. Mortos são quase 31 mil

Divulgado nesta quinta-feira (24), o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde ampliou para 1.199.084 o número de testes positivos de coronavírus no...

Ministra do STF rejeita novo habeas corpus de ex-segurança preso pela morte de homem negro em supermercado no RS

Defesa de Giovane Gaspar da Silva pedia a conversão da prisão preventiva em domiciliar para que respondesse o...

Banco do Brasil abre concurso com vagas para cinco regiões do RS

Mais de 150 vagas imediatas serão preenchidas. Concurso seleciona também para cadastro reserva. Cargo é de nível médio...

Veja tambem