Enfermeira de unidade de saúde de Porto Alegre morre de Covid-19


Eva Júlia Vieira Oliveira, de 49 anos, trabalhava na Unidade de Pronto Atendimento Moacyr Scliar, na Zona Norte da Capital. UPA Moacyr Scliar em Porto Alegre
Divulgação / GHC
A enfermeira Eva Júlia Vieira Oliveira, de 49 anos, morreu de Covid-19 na madrugada desta quinta-feira (31). De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Eva foi a 16ª enfermeira a morrer da doença no Rio Grande do Sul.
A profissional de saúde trabalhava há mais de 8 anos na Unidade de Pronto Atendimento Moacyr Scliar, na Zona Norte da Capital. Ela era profissional de saúde do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) desde 2009 e começou a trabalhar na UPA na inauguração, em 2012. Era conhecida carinhosamente pelos colegas como Evinha.
O Grupo Hospital Conceição e o Conselho Regional de Enfermagem lamentaram a morte por meio de nota. Veja abaixo.
Profissionais que morreram pela doença
A técnica de enfermagem do Hospital Conceição, Mara Rúbia Silva Caceres, de 44 anos, foi a primeira profissional de saúde a falecer devido ao coronavírus no Rio Grande do Sul, no dia 7 de abril. Ela era moradora de Alvorada.
Abel da Cruz Neto, de 61 anos foi o segundo trabalhador da área da saúde a morrer em decorrência da Covid-19 no estado, no dia 5 de junho. Ele ficou internado por 40 dias.
Maricene da Silva, de 51 anos era técnica de enfermagem no Hospital Municipal de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ela faleceu no dia 6 de julho.
Vera Lúcia Luiz Teixeira, de 59 anos trabalhava há 30 anos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e morreu no dia 31 de julho.
Em agosto, a fisioterapeuta Camila Fiori de 37 anos, funcionária do Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, e a técnica de enfermagem, de Pelotas, Patrícia Zóia, de 40 anos, também morreram da doença.
Nota do GHC
A Diretoria do Grupo Hospitalar Conceicao vem a público comunicar sobre o falecimento da sua empregada Enfermeira EVA JÚLIA VIEIRA OLIVEIRA, 49 anos e há mais de 8 anos trabalhando na UPA Moacyr Scliar na Zona Norte de Porto Alegre. Manifestamos nossos pêsames à família enlutada.
Porto Alegre, 31 de dezembro de 2020
Nota do Coren-RS
Faleceu na madrugada desta quinta-feira, 31 de dezembro, a enfermeira Eva Júlia Vieira Oliveira, em decorrência da Covid19. Evinha, como era conhecida, trabalhava no Grupo Hospitalar Conceição (GHC) desde 2009 e desempenhou suas atividades na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar a partir de 2012. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) lamenta a perda e transmite solidariedade e força a familiares, colegas e amigas(os) da profissional.
Com mais esta fatalidade, já são 16 profissionais de Enfermagem vítimas da Covid19 no Rio Grande do Sul. Diante deste cenário, o Coren-RS apela, mais uma vez, que toda a população tome os cuidados necessários, evitando aglomerações, ainda mais agora neste período de réveillon. Os casos voltaram a aumentar no Estado e os hospitais seguem lotados, exigindo muito de profissionais da Enfermagem.
Além disso, o Conselho reforça a urgência máxima de que a vacina seja disponibilizada ao povo brasileiro, sendo que muitos países já iniciaram a imunização e, no Brasil, já nos aproximamos de 200 mil mortes por conta da pandemia.
Gestão Democracia, Ética e Transparência
VÍDEOS: Jornal do Almoço

Ultimas notícias

Polícia faz operação contra fraudes no seguro DPVAT no RS; desvios podem chegar a R$ 8 milhões

Segundo as investigações, grupo criminoso agia com informantes dentro de hospitais procurando vítimas de acidentes, além de fraudar...

Enfermeiros e técnicos são os profissionais de saúde mais atingidos pela Covid no RS, aponta boletim

Quase metade dos 32 mil profissionais da saúde infectados são da área da enfermagem. Dia Internacional da Enfermagem,...

Cresce procura por atendimento psicológico no RS; veja locais que oferecem apoio gratuito ou com 'valor social'

Orientação da Secretaria Estadual da Saúde é buscar o atendimento na rede de atenção primária. Estado tem 212 unidades do Centros de...

Governo distribui 310 câmaras frias para vacinas a cidades do RS com menos de 100 mil habitantes

No total, 194 municípios serão contemplados. Primeiras 52 receberam nesta terça (11). Objetivo é aprimorar a Rede de...

Veja tambem