Contaminação por coronavírus atinge 18% da população do RS, aponta pesquisa da UFPel


Estudo estima que dois milhões de pessoas apresentam anticorpos para o vírus no estado. Em fevereiro, número era de 1,1 milhão. Pesquisada Universidade Federal de Pelotas confere a prevalência do coronavírus no RS
UFPel/Divulgação
Ao menos dois milhões de moradores do Rio Grande do Sul foram contaminados pelo coronavírus, estima a décima fase da pesquisa Epicovid-19, divulgada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nesta quinta-feira (29). Segundo o estudo, o número equivale a uma pessoa com anticorpos a cada 5,5 habitantes ou 18% da população.
Na comparação com os índices do início de fevereiro, a prevalência da Covid na população quase dobrou. Entre os dias 5 e 8 daquele mês, a estimativa era de 1,1 milhão de pessoas contaminadas no estado, ou 10% do total da população.
Nas fases anteriores da pesquisa, o índice da população com anticorpos não havia ultrapassado 1,5% (veja gráfico abaixo).
A Epicovid mostra resultados maiores de contaminação na comparação com os dados oficiais da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Na quarta-feira (28), o governo calculava 962.667 positivados.
Os pesquisadores realizaram 4.446 testes de coronavírus entre os dias 9 e 12 de abril em nove cidades. Desse total, 807 tiveram resultado positivo.
A cidade de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, apresentou a maior porcentagem de infectados entre os testados. Confira:
Uruguaiana – 104 testes positivos (20,8% do total de exames)
Santa Maria – 91 (18,2%)
Ijuí – 90 (18%)
Canoas – 93 (17,7%)
Santa Cruz do Sul – 88 (17,6%)
Porto Alegre – 87 (17,4%)
Passo Fundo – 87 (17,4%)
Caxias do Sul – 85 (17%)
Pelotas – 82 (16,4%)
Vacinação
A nova etapa da Epicovid-19 também verificou a quantidade de pessoas vacinadas no RS. Do total de 4,5 mil entrevistados, 26,1% receberam a primeira dose de vacina contra o coronavírus, e 13,2% receberam a segunda dose.
Segundo a UFPel, as proporções de cobertura vacinal coincidem com a priorização dos grupos mais idosos da população. Conforme a SES, 19,5% da população já foi vacinada com a primeira dose no estado. A porcentagem de imunizados com as duas doses é de de 7,7%.
Pesquisa
A pesquisa tem coordenação da Universidade Federal de Pelotas e do governo do estado do Rio Grande do Sul, com apoio de doze universidades públicas e privadas.
Entrevistadores visitam moradores, selecionados aleatoriamente, dos nove municípios sentinelas da Epicovid. Com 11,3 milhões de habitantes, essas cidades representam 31% da população gaúcha.
Além da aplicação de 4,5 mil testes de anticorpos, os participantes respondem a um questionário.
A pesquisa chegou a ter financiamento do Ministério da Saúde, interrompido após a terceira etapa, ainda no ano passado. Atualmente, o estudo é bancado por entidades privadas, como Todos Pela Saúde, banco Banrisul, Instituto Serrapilheira, Unimed Porto Alegre e Instituto Cultural Floresta.
Fases anteriores
1ª fase: RS tem quatro infectados a cada caso confirmado
2ª fase: Número de infectados pode ser 12 vezes maior
3ª fase: UFPel aponta que 0,22% das pessoas têm anticorpos
4ª fase: Pesquisa mostra redução na subnotificação de casos
5ª fase: 1 em cada 214 moradores do RS foi infectado
6ª fase: 1 em cada 104 moradores do RS tem anticorpos
7ª fase: 1 a cada 82 moradores do RS teve contato com o vírus
8ª fase: 1 a cada 72 moradores do RS teve coronavírus
9ª fase: 1 a cada 10 moradores do RS foi contaminado por Covid-19
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Ultimas notícias

Polícia faz operação contra fraudes no seguro DPVAT no RS; desvios podem chegar a R$ 8 milhões

Segundo as investigações, grupo criminoso agia com informantes dentro de hospitais procurando vítimas de acidentes, além de fraudar...

Enfermeiros e técnicos são os profissionais de saúde mais atingidos pela Covid no RS, aponta boletim

Quase metade dos 32 mil profissionais da saúde infectados são da área da enfermagem. Dia Internacional da Enfermagem,...

Cresce procura por atendimento psicológico no RS; veja locais que oferecem apoio gratuito ou com 'valor social'

Orientação da Secretaria Estadual da Saúde é buscar o atendimento na rede de atenção primária. Estado tem 212 unidades do Centros de...

Governo distribui 310 câmaras frias para vacinas a cidades do RS com menos de 100 mil habitantes

No total, 194 municípios serão contemplados. Primeiras 52 receberam nesta terça (11). Objetivo é aprimorar a Rede de...

Veja tambem