Com ocupação geral de UTIs em de 85%, vagas em leitos do SUS ficam abaixo do nível crítico


Leitos privados ainda têm superlotação. Uso de respiradores e vagas em leitos Covid-19 fora de UTI estão em nível considerado adequado. Os leitos de UTI nos hospitais do Rio Grande do Sul estão com 85,1% de ocupação, conforme dados atualizados na tarde desta quarta-feira (28). As vagas de leitos SUS estão com 80% de ocupação. Já os hospitais privados seguem superlotados, com 100%. (Veja o gráfico abaixo)
Às 15h07, haviam 2.871 pacientes em 3.372 leitos de UTI. Isto representa 85,1% do total da capacidade. Entre os leitos via Sistema Único de Saúde (SUS), são 1.971 pacientes em 2.473 leitos, uma taxa de ocupação de 79,7%.
O total de pacientes com Covid-19 ou suspeita de síndrome respiratória aguda grave se mantém abaixo de 2 mil há uma semana — índice chegou a mais de 2,6 mil em março. Nesta terça, a ocupação por pacientes com diagnóstico positivo era de 63,8%.
Porém, em leitos privados são 900 pessoas em 899 vagas e taxa de ocupação de 100,1%.
Parte disso se explica, conforme o diretor do Departamento de Regulação de Leitos do RS, Eduardo Elsade, pelo fechamento de alguns leitos particulares após uma semana operando abaixo do limite, entre 17 e 23 de abril. No entanto, como em três dos últimos quatro dias houve superlotação, não há previsão de revogação da fase 4 do Plano de Contingência da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Entre as 21 Regiões Covid, a única que apresenta ocupação acima de 100% é Uruguaiana, na Fronteira. Até a tarde desta quarta eram 113 pacientes em 98 leitos, com 115,3% de ocupação.
Em Porto Alegre, a taxa de ocupação é de 86% com 930 pacientes em 1.083 leitos. Os leitos SUS estão com 77% de ocupação e os privados com 101%.
UTI lotada no Hospital de Clínicas, de Porto Alegre.
Silvio Avila/Divulgação
VÍDEOS: tudo sobre o RS

Ultimas notícias

Municípios do RS temem 'apagão' por falta de vacina contra a Covid, diz Conselho das Secretarias de Saúde

Fiocruz e Butantan anunciaram a paralisação na fabricação das vacinas Oxford/AstraZeneca e CoronaVac. Secretaria da Saúde estima que...

Operação dispersa pontos de aglomeração em Porto Alegre

Ocorrências foram registradas nos bairros Centro Histórico, Arquipélago, Cidade Baixa e Moinhos de Vento. Festa realizada em estabelecimento...

Homem de 72 anos é morto a tiros em Porto Alegre

Vítima, identificada como João Carlos Franco Cunha, de 72 anos, foi atingido por dois tiros na nuca e...

Museus recebem visitantes com hora marcada no RS; saiba como agendar

Reabertos após período de restrições, os museus históricos e artísticos da Capital e interior do estado organizam as...

Veja tambem