Cogestão: Porto Alegre adota bandeira vermelha; São Leopoldo mantém bandeira preta


Governo do RS manteve o sistema que dá autonomia aos municípios para adotarem protocolos mais brandos no enfrentamento à pandemia. Veja outras regiões. Em meio à pandemia, Prefeitura de Porto Alegre realiza higienização em espaços públicos
Cesar Lopes/PMPA
A classificação do mapa do distanciamento controlado do governo do RS colocou 11 regiões em bandeira preta entre esta terça-feira (23) e a próxima segunda (1º). No entanto, com a manutenção do sistema de cogestão, as cidades podem adotar os protocolos equivalente à bandeira anterior, a vermelha.
Entenda o que muda com a bandeira preta no RS
Porto Alegre, que é referência da região 10, é um dos municípios irá migrar para a bandeira vermelha. O prefeito Sebastião Melo disse que a prefeitura seguirá combatendo as aglomerações.
“Ajude a cidade, você e sua família para que o comércio, empresas, indústrias e serviços possam funcionar. Não podemos cometer irresponsabilidades”, afirmou.
O secretário extraordinário de enfrentamento da Covid-19, Renato Ramalho, diz que a prefeitura flexibilizou as atividades econômicas, mas endureceu os protocolos sanitários e a fiscalização. “Trabalhamos para harmonizar a saúde com a preservação das atividades econômicas, do emprego e da renda”, acrescenta.
Postos e UPAs ficam lotados com aumento de casos em Porto Alegre
A Prefeitura de Passo Fundo, referência de cidades das regiões Covid 17, 18 e 19 no Norte, também adota a cogestão. No entanto, pretende trabalhar em um plano de expansão das unidades de triagem e atendimento de pessoas com sintomas da doença e reforçar as fiscalizações para combater as aglomerações.
“A prefeitura está tomando providências para enfrentar a situação. Junto com o Hospital São Vicente de Paulo, o município anunciou a criação de mais 10 leitos de UTI para tratamento de pessoas com Covid-19”, disse, nas redes sociais.
Lajeado e Santa Cruz do Sul: cidades dos Vales chegam ao limite
Cidades permanecem em bandeira preta
Outras regiões que adotam a cogestão mas não tem protocolos previstos para a bandeira preta no plano regional não podem adotar medidas menos restritivas. É o caso de Erechim, referência da região 16.
Para aprovar medidas de bandeira vermelha na bandeira preta, é preciso que 2/3 dos prefeitos aprovem um novo plano, assinado por um técnico responsável de cada cidade e enviado ao estado. Uma reunião está programada para as 8h30 desta terça.
“Após definição, a comunidade será devidamente informada. Até esta decisão Erechim está em bandeira preta”, informou a prefeitura.
Já São Leopoldo, que fica na região 7 e tem Novo Hamburgo como referência, deve se manter em bandeira preta. Os 18 leitos de UTI do Hospital Centenário estão ocupados por pacientes do município e cidades vizinhas. Nos leitos clínicos, com capacidade para 23 pacientes, 18 estão ocupados, ou 80% da capacidade.
O prefeito Ary Vanazzi chegou a discutir a possibilidade do fechamento total de todas as atividades em reunião extraordinária do Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus, mas a proposta foi rejeitada.
“Com a recusa do comitê pelo lockdown, São Leopoldo mantém o decreto da bandeira preta”, apontou o prefeito.
A Prefeitura de Caxias do Sul, referência dos municípios da Serra, informou que irá se manifestar somente nesta terça (23), após reunião do gabinete de crise. “Entendemos que há inúmeras dúvidas de diversos setores, porém, dependemos da publicação do novo decreto estadual, para depois na nossa reunião, tomarmos as decisões do município e publicarmos decreto local”, informou, nas redes sociais, a prefeitura.
Mapa do RS na semana 42
Governo do RS/Divulgação
BANDEIRA PRETA
Canoas (em cogestão)
Capão da Canoa (em cogestão)
Caxias do Sul (em cogestão)
Erechim (em cogestão)
Lajeado (em cogestão)
Novo Hamburgo (em cogestão)
Palmeira das Missões (em cogestão)
Passo Fundo (em cogestão)
Porto Alegre (em cogestão)
Santa Cruz do Sul (em cogestão)
Taquara (em cogestão)
BANDEIRA VERMELHA
Bagé (em cogestão)
Cachoeira do Sul (em cogestão)
Cruz Alta (em cogestão)
Guaíba
Ijuí (em cogestão)
Pelotas (em cogestão)
Santa Rosa (em cogestão)
Santa Maria
Santo Ângelo (em cogestão)
Uruguaiana (em cogestão)
Vídeos: Bom Dia Rio Grande
Initial plugin text

Ultimas notícias

Voluntários produzem pães para doar a estudantes da rede pública de Taquara

Campanha começou, há três semanas, produzindo 100 pães. Com doações da comunidade, volume foi duplicado. Produção dos pães...

Hospitais gaúchos ganham 80 milhões de reais para o combate ao coronavírus

O governo do Estado repassou, nesta sexta-feira (9), R$ 80 milhões a cerca de 200 hospitais gaúchos para o custeio dos serviços ambulatoriais e...

Municípios do RS notificam Anvisa por lotes de vacina contra a Covid com menos doses do que indicado

Conselho de Secretarias Municipais da Saúde estima perda de 20 mil doses em 100 cidades. Agência afirma que...

Corujas são devolvidas à natureza após tratamento em Porto Alegre

Filhotes foram encontrados em uma rua da Zona Sul da Capital há três meses. Animal é comum em...

Veja tambem